AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
A Fazenda / POLÊMICA

‘A Fazenda 13’: Dayane Mello é acusada de racismo ao sugerir que peles brancas são ‘mais elegantes’

Giovanna Ewbank e Samantha Schmutz afirmaram estar enojadas com a situação

Da Redação Publicado em 21/09/2021, às 11h48 - Atualizado às 11h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Polêmica entrou para os assuntos mais comentados na web - Record TV
Polêmica entrou para os assuntos mais comentados na web - Record TV

Dayane Mello, participante de ‘A Fazenda 13’, entrou para os assuntos mais comentados do Twitter devido a uma conversa com Tiago Piquilo, durante a madrugada desta terça-feira (21). Os dois trocavam ideia sobre bronzeamento, quando a modelo associou as peles brancas à elegância. Não faltaram acusações de racismo pelos comentários, inclusive das atrizes Giovanna Ewbank e Samantha Schmutz

Primeiro, Dayane afirmou que não poderia pegar sol devido à sua carreira de modelo. “Você sabe que não posso ficar muito morena para o meu trabalho", contou. Em seguida, trouxe à tona o racismo na indústria da moda. "Tem que ser branquinha porque as campanhas não querem muito morena”. 

“Eles querem uma beleza em um corpo mais elegante do que muito morena, sabe? Eu não posso pegar muito sol. As marcas, às vezes, não querem marquinha de lingerie, nada dessas coisas", disse em seguida, alterando o tom de voz diante da palavra ‘morena’. 

Por sua vez, Tiago afirmou que não sabia que a indústria funcionava dessa forma, ao que ela acrescentou: "Também não me importo com o sol, não gosto de pegar muito sol, envelhece". 

POLÊMICA

Não demorou muito para que o assunto repercutisse na web e os internautas passassem a acusar Dayane de racismo. Um dos motivos para tal é que a peoa, não apenas expôs a desigualdade na indústria da moda, como também não demonstrou discordar dela e ainda associou as peles mais claras à elegância. A maneira na qual a modelo abaixou a voz para dizer ‘morena’, como se fosse um termo proibido, também não pegou bem. 

“Gente, não tem desculpa pra isso daqui não. Que as marcas dão preferência pra gente branca todo mundo sabe, mas aí você afirmar que ser branquinha é uma beleza mais elegante é outra coisa”, explicou uma usuária do Twitter. 

“Dayane foi racista, sim, e quem acha que o comentário dela não tem nada demais é tão racista igual ela”, acusou outra. “Não tem contexto que isso fique bom, foi racista, sim”, garantiu uma terceira, enquanto outros internautas saíram em defesa de Dayane. 

Até mesmo as atrizes Giovanna Ewbank e Samantha Schmutz demonstraram indignação com a polêmica através de comentários no Instagram. “Nossa, vontade de vomitar… Que garota deselegante, sem noção e que só fala m*rda… Não é a primeira vez”, disse Gioh, em menção à passagem de Dayne pelo ‘BBB Itália’. “O jeito que ela fala ‘morena’ dá vontade de vomitar na cara dela! Que nenhuma marca contrate essa deselegante… Deixa ela ficar transparente!”, debochou Samantha.