AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

18 alimentos proibidos para cães e gatos

Se você adora dividir o que come com o pet, alto lá: comida de humano pode fazer muito mal à saúde dele e, em alguns casos, até levar à morte

Júlia Arbex Publicado em 09/06/2017, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
18 alimentos proibidos para cães e gatos - iStock
18 alimentos proibidos para cães e gatos - iStock
Quem tem cachorro ou gato sabe: é difícil resistir às carinhas deles quando nos veem comendo algo. E, muitas vezes, cedemos aos
olhares pidões oferecendo um pedaço disso ou daquilo para provarem. No entanto, apesar de determinadas comidas caírem muito bem para nós, nem todas são permitidas para eles. “Muitos alimentos são nocivos ao organismo dos animais, podendo gerar danos à saúde, como intoxicação alimentar, problemas renais e hepáticos e até levar à morte”, explica Renata Marujo, veterinária da Animal Place (SP). Além disso, segundo Suraia Aissami, médica veterinária nutróloga da Natturalle Per Cane, cães e gatos que comem apenas ração já recebem todos os nutrientes de que precisam. Confira a lista que preparamos com os 18 itens que você nunca deve oferecer para o seu amigão e saiba os porquês.

Alerta: petiscos perigosos!

ALHO E CEBOLA
São altamente tóxicos. Ambos destroem os glóbulos vermelhos, causando problemas de sangue, como a anemia.

ABACATE
Contém uma substância chamada persina, que afeta negativamente o sistema digestivo. A consequência: vômito e diarreia. Além disso, por ser rica em gordura, a fruta pode gerar pancreatite (inflamação do pâncreas).

CARAMBOLA
Possui alta concentração de oxalato de cálcio solúvel, que pode causar vômito, diarreia e tremores.

FRUTAS SECAS, UVA-PASSA E UVA
Risco de falência renal, vômitos, diarreia e até mesmo a morte.

CHOCOLATE
Ele é altamente tóxico para o sistema nervoso e cardiovascular do pet.

DOCES
Além de tornar os bichinhos obesos e diabéticos, as guloseimas contêm xilitol, uma substância que causa falência renal, hipoglicemia e pode levar o pet à morte.

FRITURA E GORDURA
Alimentos como a pizza, o queijo e a batata frita dão desarranjo intestinal e podem levar à pancreatite.

OSSO
Diferentemente do que é mostrado em desenhos animados, não devemos oferecer pedaços de ossos para os animais de estimação,
pois existe o sério risco de ocorrer uma perfuração gastrointestinal.

MACADÂMIA
Algumas de suas substâncias podem afetar os músculos, o sistema digestivo e nervoso dos animais, gerando fraqueza, tremores, dores abdominais, vômitos e depressão.

CAFÉ, CHÁS E REFRIGERANTES
Além de induzir ao vômito e à diarreia, bebidas desse tipo são responsáveis por taquicardia, paradas cardíacas e até mesmo convulsões.

LEITE E DERIVADOS
A maioria dos gatos e cachorros é intolerante à lactose. Sua ingestão pode ocasionar dores abdominais, gases, náusea e diarreia.

BEBIDAS ALCOÓLICAS
Além de uma intoxicação, existe risco de o pet entrar em coma ou ir a óbito.


Então o que eles podem comer?
Cachorros e gatos podem, sim, comer alimentos para humanos, desde que a ingestão seja prescrita por um médico veterinário especialista em nutrição de animais de estimação. “Quando se opta pela dieta caseira, é necessário consultar um profissional para que seja elaborada a formulação de acordo com as necessidades do pet. Vale saber também que toda dieta deve conter alimentos dos três grupos de macronutrientes – carboidratos (cereais e legumes), proteínas (carnes) e gorduras (óleos) –, além dos micronutrientes, como vitaminas e minerais”, explica Suraia. Em todo caso, é permitido oferecer vegetais, verduras e frutas, como
couve, cenoura, batata, brócolis e banana. Mas sem exageros.

Qual é a ração ideal?
De acordo com Renata, uma ração adequada e de boa qualidade cumprirá todas as necessidades nutricionais do seu animal de estimação. O que não pode ser feito: dar a ração de gato para cachorro e vice-versa. “Os felinos são carnívoros e os cães, onívoros. Portanto, se o gato comer ração de cachorro, terá deficiência de proteínas, podendo desencadear problemas cardíacos e oftálmicos.
E se o cão ingerir comida de gato, sofrerá com o excesso de proteína e terá problemas renais”, explica ela.