AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

8 frases sobre as mulheres que precisam ser repensadas

A desigualdade entre os gêneros aparece também nos diálogos do dia a dia. É importante percebê-la!

Ana Bardella Publicado em 06/03/2017, às 16h47 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ninguém merece esse tipo de comentário, né? - iStock
Ninguém merece esse tipo de comentário, né? - iStock
Conversa vai, conversa vem... E de repente acabam soltando uma daquelas expressões antigas sobre as mulheres. De tão comuns, elas passam despercebidas. Mas o significado profundo carrega muitos preconceitos. Afinal, muitas esbarram na ideia de uma “mulher perfeita”, que nasceu bem antes das nossas tataravós e exerce influência poderosa sobre nós até hoje.  Veja alguns exemplos:

1. “Fulana é uma mal-amada”
Além de deselegante, “a expressão diz que mulheres que não possuem um parceiro amoroso são irritadas e amargas”, detalha Beatriz Accioly Lins, antropóloga e pesquisadora especializada em estudos de gênero e violência contra mulheres. Quantas solteiras felizes convivem conosco diariamente? Bem-estar não está atrelado à um romance.

2. “Seu marido te ajuda em casa?”
Pesquisas comprovam: a cada dez mulheres, só três dividem as tarefas domésticas igualmente com seus cônjuges. A percepção de que somos as únicas responsáveis por manter a casa em ordem ainda é predominante. Se, por acaso, o marido se mexer, recebe uma chuva de elogios por isso... Não está na hora de rever essa ideia?

3. “Está nervosa por quê? É TPM?”
Quem sofre com a TPM sabe que ela pode mesmo desestabilizar o nosso humor. Mas a pergunta, além de desnecessária, pode ser usada para deslegitimar uma irritação ou descontentamento feminino. Imagine que você se vê diante de uma situação injusta e, ao demonstrar que não está contente com aquilo, alguém vem te questionar sobre o seu período menstrual... É só um “truque” para colocar em xeque a validade da sua reclamação. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, né? Além de falta de respeito, invade sua privacidade...

4. “Tem que se valorizar, se dar ao respeito"
Comece a reflexão da seguinte maneira: você pediria a um homem para ele “se dar ao respeito”? Todos nós devemos ser respeitados por lei, independente da maneira como escolhemos nos comportar – e só devemos ser punidos se cometermos algum ato que prejudique outras pessoas. Cada um tem o direito de se envolver, se vestir ou agir da maneira como se sentir melhor, sem que isso seja motivo para ser desvalorizado pelos demais. Ou seja: nenhuma mulher precisa se dar ao respeito. Os outros é que precisam aprender a respeitá-la.

5.“Homens são cúmplices. Mulheres são competitivas”
Todas nós já escutamos que (ao contrário dos homens) temos uma postura mais hostil. Como se fôssemos rivais, na disputa para sermos umas melhores do que as outras – enquanto eles tendem a “acobertar” mais seus companheiros. “Essa afirmação é problemática porque generaliza o comportamento feminino, afirmando que as mulheres não são capazes de estabelecer vínculos de solidariedade”, detalha Beatriz. Esqueça essa história: nós não somos rivais! 

6. “Em briga de marido e mulher não se mete a colher”
De primeira, pode parecer que essa frase respeita a individualidade dos casais. Algo como: “Cada um deve cuidar dos seus problemas”. Mas, na prática, sabemos que muitas dessas “brigas” entre casais resultam em violência doméstica. A cada sete minutos, uma mulher é vítima desse tipo de agressão no Brasil. Portanto, “essa ideia vai contra um direito das cidadãs brasileiras de denunciar a violência cometida por seus parceiros”, ressalta Beatriz. E mais: a situação vulnerável em que grande parte destas vítimas se encontra pode ser obstáculo para a denúncia. Nesses casos, a ajuda de um vizinho, parente ou amigo faz toda a diferença! Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) para fazer a denúncia anonimamente.

7. “Essa menina não é pra casar...”
Geralmente esse tipo de comentário é dirigido para as garotas com uma vida sexual considerada “fora do padrão”: ou seja, que têm mais parceiros do que os outros acreditam que elas deveriam ter. Novamente, é preciso respeitar o direito do outro de agir. E o que isso tem a ver com o fato de casar ou não? Se ela quiser, irá se casar um dia. Se não, não vai.

8. “Não existe mulher feia. Existe mulher sem dinheiro”
A beleza feminina é muito mais valorizada do que a dos homens, já reparou? Para nós, esse atributo é quase que obrigatório. “E a frase ainda associa a beleza à aquisição de itens de consumo”, completa a especialista. Não é atoa que as prateleiras das perfumarias estão abarrotadas de cosméticos voltados para o público feminino...