AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Coluna da Estopinha: Como ensinar a sentar e deitar

Veja os comandos que vão ajudar a adestrar seu bichinho

Alexandre Rossi Publicado em 18/08/2017, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coluna da Estopinha: Como ensinar a sentar e deitar - iStock
Coluna da Estopinha: Como ensinar a sentar e deitar - iStock
O adestramento é a ferramenta usada para ensinar o tutor como expressar ao pet o que ele pode ou não fazer e mostrar ao cão o que os tutores esperam dele. Como conseguir isso se os cães não “falam” a nossa língua? Com comandos! Além de serem estímulos mentais e físicos bacanas para os animais, eles ajudam a estabelecer limites nessa relação.
Passo a passo
Ao ensinar comandos para o pet, o tutor deve tornar o aprendizado agradável. Nada de forçá-lo a fazer algo que não queira, como pressionar a parte traseira para o animal sentar. Faça associações positivas, reconhecendo os avanços do cão com a oferta de algo de que ele goste, como petisco, brinquedo ou carinho. Como primeiro passo, o dono pode ensinar os comandos “senta” e “deita”. Assim, ficará fácil instruir lições mais avançadas. Veja como fazer!
Senta: pegue um petisco e deixe o pet farejar. Coloque a mão em cima do focinho dele e, aos poucos, leve a mão em direção à parte traseira. Para ele alcançar o agrado, precisará encostar o bumbum no chão. Quando acontecer, dê a recompensa.
Deita: com o cão sentado, coloque o petisco sobre o focinho e o induza a abaixar lentamente. Quando encostar a barriga no chão, dê a recompensa.
Dicas
■ Ao ensinar comandos para o melhor amigo, dê preferência a lugares tranquilos. Assim, o pet ficará mais facilmente concentrado em você e não desviará a atenção.
■ Não utilize duas palavras parecidas para ensinar, como “rola” e “roda”. Isso pode confundir o bichinho.
■ Evite comandos que pareçam foneticamente com o nome do cão.
■ Não mencione o nome do cachorro quando o estiver corrigindo. Esta dica, embora seja simples, exige muita atenção dos tutores.
PERGUNTA QUE A ESTOPINHA RESPONDE
Estopinha, esta é para o Barthô! Barthô, você tem ciúme dos seus irmãos quando eles estão recebendo carinho? 
Larissa Nascimento, Picos, PI
Oi, tia! Fiquei felizão de ser chamado. Então, eu não tenho ciúme, não, porque os papis têm duas mãos para isso, né? Em uma
mão está a Estopinha ou a Miah, e na outra eu, claro! Não posso ver um carinho que eu quero também! Mas, mesmo se não der, eu entro na fila e fico lá, esperando a minha vez chegar (risos).
CURIOSIDADE
Gatos e suas emoções
Você sabia que os gatos emitem dezenas de sons com diferentes significados? Analisando a postura corporal deles, é possível interpretar as suas emoções e intenções.
Alexandre Rossi é zootecnista e especialista em comportamento pet. Autor de livros e fundador da Cão Cidadão (empresa
de adestramento e consulta comportamental), comanda o quadro Desafio Pet (Programa Eliana/SBT), Missão Pet (Nat Geo) e É o Bicho (BandNews FM). caocidadao.com.br
Quer ler mais sobre como adestrar cães da forma correta? Clique aqui.
Os links externos fazem parte do Programa de Afiliados da Amazon, em parceria com a Revista AnaMaria.