AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Conheça o significado de alimentos para cada país

O arroz, para os japoneses e chineses, simboliza boa sorte. O milho, para os americanos, representa a fortuna. Veja aqui essas e outras curiosidades

AnaMaria Digital Publicado em 21/05/2018, às 14h22 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Muitos alimentos têm significados diferentes para cada cultura - iStock
Muitos alimentos têm significados diferentes para cada cultura - iStock

Celebrar e agradecer a abundância é um dos rituais mais antigos da humanidade, em todos os lugares do mundo. Primeiro vieram os grãos e as sementes, frutos da generosidade da terra. Depois, outros alimentos foram eleitos pelos povos para expressar a fé em tempos fartos e agradecer pela comida no prato, pela continuidade da vida e pela boa colheita. O bom de tudo isso é que nós, brasileiras, nos inspiramos em todas essas culturas:

Arroz na China e no Japão
O arroz faz parte dos altares budistas em toda a Ásia, simbolizando boa sorte, felicidade e prosperidade. E na rotina ele também está muito presente. É comum, aliás, escutar de um chinês: “você comeu seu arroz hoje?”. Isso equivale ao nosso “como vai você?”. 

Pão na Itália
Você sabia que os italianos têm 250 variações catalogadas da mistura de farinha de trigo, água e sal? Na Itália, o ato de repartir o pão atrai prosperidade e multiplica a abundância, por isso ele não falta à mesa em todas as refeições. 

Milho nos Estados Unidos
Apreciado na culinária rústica e sofisticada, o milho tem preço baixo, sabor agradável e sustenta. Os grãos dourados remetem ao ouro da fortuna e agradam aos olhos e paladar até mesmo quando as espigas são preparadas da forma mais simples: cozidas em água e sal. 

Especiarias na Índia
A chamada garam masala, uma perfumada mistura de ervas (feita de cravo, canela, anis, cardamomo, coentro, cominho, gengibre e cúrcuma, usada no preparo de cereais e carnes) é a alma da culinária indiana. Graças aos navegadores do século 15, que trouxeram para o Ocidente essas especiarias, podemos provar desses aromas e sabores e ainda dar a eles um significado especial, cheio de fartura e abundância.

Azeite na Espanha
Substância completa, o azeite foi reverenciado na antiguidade como um líquido milagroso. Suas propriedades medicinais o destacavam como remédio para feridas dos guerreiros doentes. Também era tido como combustível, pois alimentava as lamparinas e fazia parte de rituais religiosos.