AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Sucos para todo dia

Eles atraem pela cor antes mesmo do primeiro gole. E como as combinações são inesgotáveis, facilitamos a tarefa: selecionamos quatro receitas que brindam ao mesmo tempo ao paladar e à saúde

Flávia G. Pinho Publicado em 17/03/2018, às 17h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esses sucos são tão gostosos! - Carol Gherardi
Esses sucos são tão gostosos! - Carol Gherardi

Consumir ao menos 400 g de vegetais por dia, entre eles as frutas, faz parte das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Convenhamos, não chega a ser difícil cumprir essa meta em um país como o Brasil, o terceiro maior produtor de frutas do mundo. Além de deliciosas e frescas, são verdadeiros coquetéis de saúde pela alta concentração de vitaminas e fibras. E tem mais. As frutas têm o poder de turbinar o funcionamento do organismo – bem sabiam nossas avós. Combinadas a outros vegetais, como hortaliças, legumes e temperos igualmente poderosos, elas são as estrelas dos sucos funcionais. Conforme define a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um alimento funcional é aquele que, além das funções nutricionais básicas, produz efeitos benéficos à saúde. Possui componentes capazes de aumentar a imunidade, reduzir a pressão arterial e diminuir o risco de infarto entre outras vantagens.

Sempre fresquinho

Consumir frutas in natura pode ser ainda mais eficiente do que beber o seu suco, pois fibras e outros nutrientes podem ser perdidos no processamento. Mas o suco é prático e gostoso. Para garantir que o poder nutricional dos ingredientes esteja o mais íntegro possível, a nutricionista Andrezza Botelho recomenda que sejam batidos no liquidificador ou no mixer. A centrífuga extrai o sumo, deixando de fora as fibras. Mas as frutas começam a oxidar em contato com o ar, então, procure tomar o suco logo depois de batê-lo. “Os que contêm vitamina C, que é volátil, perdem nutrientes em minutos e devem ser bebidos imediatamente”, diz. Polpas congeladas, livres de corantes e conservantes, e não diluídas estão liberadas. Mas sucos funcionais tendem a mexer bastante com o organismo. Escolha a hora certa para tomá-los.

Se a receita tem função calmante, o correto é que entre em cena à noite, quando terminar a correria. “Dependendo da sensibilidade da pessoa, um suco calmante pode arruinar uma reunião de trabalho”, avisa Andrezza. No caso das versões energizantes, convém programar a ingestão cerca de 40 minutos antes da balada ou da atividade física – como nem todos os vegetais são facilmente digeríveis, a bebida pode causar refluxo ou indisposição. E não exagere na quantidade. “Um copo de 250 ml é o ideal. Recomendo como complemento do café da manhã ou sozinho, como lanche intermediário”, diz a especialista. No livro Projeto Verão para a Vida Toda (Editora Memória Visual), a nutricionista Carol Morais dá dicas no capítulo Sucos. Entre os dez mandamentos do suco verde, por exemplo, inclui “não coarás” e “usarás água de coco no lugar da água comum”. Agora é só ir para a cozinha e desfrutar. 

DETOX

As frutas com alto teor de água, como a laranja e o abacaxi, são diuréticas e ajudam a diminuir a retenção de líquidos. A couve turbina a ação do fígado na metabolização das toxinas. Perfeito depois de um período de excessos.

INGREDIENTES

- 200 ml de suco de lima-da-pérsia ou de laranja-lima

- 1 folha de couve

- 1 talo de erva-doce

- 1 colher (sopa) de gengibre

- ½ maçã

- 1 fatia de abacaxi

MODO DE PREPARO

Processe todos os ingredientes no liquidificador e sirva. (receita da chef Tatiana Cardoso)

DIURÉTICO

Purificante, a maçã promove a limpeza do corpo, enquanto a pera é um laxante suave e a hortelã acalma o trato digestivo. Reunidos, todos os ingredientes combatem a retenção hídrica, o que também auxilia na eliminação de toxinas.

INGREDIENTES

- 2 maçãs

- 1 pera

- ½ talo de aipo

- 100 ml de suco de tangerina

- 1 colher (sopa) de folhas de hortelã

- 5 cubos de gelo

- 200 ml de água

MODO DE PREPARO

Processe todos os ingredientes no liquidificador e sirva. (receita da Madureira Sucos)

CALMANTE

Este é um refresco perfeito para o fim do dia. O maracujá e a erva-cidreira combatem o estresse e a alface contém compostos que melhoram a qualidade do sono.

INGREDIENTES

- 200 ml de água de coco

- 1 polpa de maracujá

- 2 folhas de alface

- 1 pedaço de erva-cidreira de 10 cm

- 1 colher (sopa) de mel de laranjeira

MODO DE PREPARO

Bata os ingredientes no liquidificador e sirva. (receita da chef Tatiana Cardoso, dona do restaurante Moinho de Pedra, de São Paulo)