AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Susana Vieira revela: "Sou uma mulher forte e corajosa"

No ar como a vilã Cora de Os Dias Eram Assim, Susana Vieira fala sobre sua personalidade e conquistas de trabalho

Ana Bardella Publicado em 16/08/2017, às 11h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Susana Vieira revela: "Sou uma mulher forte e corajosa" - Cadu Pilotto/Revista AnaMaria
Susana Vieira revela: "Sou uma mulher forte e corajosa" - Cadu Pilotto/Revista AnaMaria
Não à toa, “vitalidade” é uma das palavras mais usadas para descrever Susana Vieira. Aos 74 anos, a atriz esbanja disposição e autoestima. Sua rotina? Quando não está nas gravações da supersérie global Os Dias Eram Assim (interpretando a sedutora e oportunista Cora), cuida com afinco da saúde. Pilates, RPG e musculação são algumas das atividades que pratica toda semana.
E se precisa faltar às aulas devido a algum compromisso, a atriz compensa fazendo esteira assim que coloca os pés em casa! Em entrevista exclusiva à AnaMaria, Susana conta mais sobre seu dia a dia e relembra momentos importantes de sua carreira.

Você tem algo em comum com sua atual personagem?
Não acredito que tenha as características da Cora. Mas não vejo isso como um problema! Sou atriz, por isso não preciso me identificar com uma personagem para me sentir à vontade ao interpretá-la. Viver essas diferenças faz parte do meu trabalho.

Como mãe, Cora transmitiu para Vitor [Daniel Oliveira] valores questionáveis. Na vida real, que valores você buscou transmitir para o Rodrigo [Vieira, 52, filho]?
O que procurei passar para o meu filho foram qualidades que considero básicas para a convivência em sociedade. Entre elas estão um bom caráter, além de ética, lealdade, força de trabalho e também, é claro, muito respeito ao próximo.

Algum dos seus papéis a marcou mais?
Acho que para nós, artistas, os papéis mais importantes são aqueles dos quais o público não se esquece e que, por isso, acabam
ficando marcados para sempre. Por exemplo, Maria do Carmo [de Senhora do Destino], Nice [de Anjo Mau], Marina [de A Sucessora] e Branca [de Por Amor].

Você está sempre participando de novos projetos, algo que nem todos os atores da sua geração conseguem alcançar. Considera isso um fruto do seu desempenho como atriz? 
Com certeza! Isso tudo aliado à minha dedicação à carreira e aos cuidados que tenho com
a saúde e com a aparência.

Para o público, você passa a imagem de uma mulher com muita energia e autoestima.  É assim que você se enxerga?
É, sim! Tenho muito prazer em tudo o que eu faço. Me sinto forte e corajosa! Sou altamente positiva e gosto muito de rir e de dançar.

Já enxergou a idade como uma barreira?
Acho que o que atrapalha uma pessoa a ponto de não alcançar seus objetivos não é a idade, e sim [não ter] a verdadeira vontade de fazer aquilo.

Você gosta de seguir uma rotina?
Eu amo ter uma rotina de trabalho! Acho que só com a disciplina diária é que se consegue chegar a algum lugar. Até para o lazer eu procuro seguir uma ordem... Tenho horários para fazer ginástica [aulas semanais de pilates, RPG e musculação] e para cuidar da beleza.

Senhora do Destino está sendo reprisada e continua um grande sucesso. Na sua opinião, por que a novela deu tão certo?
O mais importante para uma novela é ter uma bela história e um elenco sensacional – como foi o caso! Maria do Carmo venceu as adversidades porque tem as maiores características da mulher brasileira: além de corajosa e trabalhadora, possui força de vontade e não desiste nunca!

Ela está com tudo em cima!
A personagem Cora, de Os Dias Eram Assim, tem chamado a atenção por ser esperta e inescrupulosa – e também por suas armas de sedução. Para pagar dívidas de jogo, protagonizou cenas de sexo e violência ao lado de Marcos (Julio Machado) e Amaral (Marco Ricca). Em entrevista ao site do Jornal Extra, falou sobre o assunto com muito bom humor: “Brinquei no set de gravação
dizendo que não tenho mais idade para isso, porque na televisão não tem Photoshop”. Até parece que ela precisa!