AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

5 erros que sabotam seu xampu

Se está insatisfeita com a lavagem dos fios, pode ser que esteja utilizando os produtos de maneira incorreta. Veja como aproveitá-los a favor do seu cabelo!

Ana Bardella Publicado em 19/02/2018, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
5 erros que sabotam seu xampu - iStock
5 erros que sabotam seu xampu - iStock

Já aconteceu de você comprar um xampu cheia de expectativas e acabar frustrada com o resultado? De acordo com Marcio Freoli, consultor da marca Stephen Knoll New York, muita gente acaba cometendo alguns deslizes na hora de passar o produto e, por isso, não obtém os resultados esperados. Veja se esse é o caso e corrija seus hábitos hoje!

1. Não ler o rótulo
Há quem não dê tanta importância para o assunto, mas é imprescindível optar por xampus (e outros itens) que sejam adequados às suas necessidades. Se você tem cabelo liso e costuma pegar emprestado o produto da sua filha que tem fios cacheados, por exemplo, é provável que não sinta tanto os efeitos. Outro detalhe importante é se conhecer: se não tem clareza sobre a textura dos fios (e nem sabe se são secos, normais ou oleosos), isso também pode te deixar confusa quando estiver na prateleira da farmácia. Converse com seu cabeleireiro sobre isso!

2. Exagerar na dose
A quantidade de xampu necessária para massagear o couro cabeludo é equivalente ao tamanho de uma moeda (independentemente do comprimento dos fios). Se você costuma aplicar mais do que isso, resíduos podem se acumular no couro cabeludo, causando o fechamento dos poros capilares e tornando o cabelo mais oleoso e propenso a quedas.

3. Passar no cabelo todo
Se você é do time que aplica o xampu em toda a extensão do cabelo, talvez seja por isso que não anda satisfeita com nenhuma marca.
Esse produto, que é próprio para a higienização, deve ser aplicado em todo o couro cabeludo (mas somente nessa parte). Para fazer isso de maneira eficaz, espalhe na mão antes de massagear o couro com a ponta dos dedos. Assim, eles vão crescer mais fortes e saudáveis.

4. Usar água quente demais
Há quem não dispense um banho bem quente no final do dia, mas a água nessa temperatura causa ressecamento quando entra em contato com o cabelo. E também pode deixá-los mais embaraçados! Se possível, comece higienizando com água morna e termine com água fria, para fechar as cutículas dos fios: isso vai deixá-los com mais brilho e movimento.

5. Esfregar a toalha
Você passou a seguir todas essas dicas, mas na hora de secar, pegou uma toalha felpuda e friccionou os fios. Só isso já pode estragar todo o efeito dos produtos, já que eles tendem a ficar quebradiços e com frizz! Para a secagem, prefira uma camiseta velha e aperte o cabelo sem esfregar.