AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Aprenda a deixar o cabelo mais volumoso!

Veja como deixar o cabelo cheio e com movimento!

Júlia Arbex Publicado em 22/06/2018, às 15h31 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Truques simples fazem toda a diferença! - iStock
Truques simples fazem toda a diferença! - iStock

Muitas mulheres fazem de tudo para controlar o volume do cabelo, enquanto outras sonham em tê-lo mais cheio e definido. Se você faz parte do segundo time, esta matéria é para você! Andy Vitiello, visagista no salão Casa Maria Flor (SP) e Jota Santos, hairstylist e expert da eduK, dão dicas práticas para fazer em casa e conseguir o volumão perfeito. E mais alguns produtos que prometem fazer diferença no resultado!

Os cortes certos

Há basicamente três cortes que deixam o cabelo com um volume bonito, leve e definido. São eles:

- Repicado: é indicado para quem quer deixar o cabelo com bastante volume. A dica é cortar em camadas espaçadas, especialmente se os fios forem finos. O resultado dá poder!

- Degradê: o segredo é desfiar os fios, deixando algumas mechas mais curtas que outras. Isso vai dar volume sem perder leveza.

- Desestruturado: é aquele volume que não dá para saber de onde vem. Ou seja, à primeira vista, parece ser um corte qualquer. Mas trata-se de um repicado leve, pois é feito apenas com a pontinha da tesoura.

Truques para as lisas

■ Depois de lavar o cabelo com xampu e condicionador, retire o excesso de água com a toalha.

■ Aplique um pouco de spray modelador seco ou pomada em pó na raiz.

■ Em seguida, seque os fios com secador, com a cabeça para baixo, escovando. Mas penteie suavemente e sempre de trás para frente (da nuca para cima, por exemplo) ou apenas o topo.

■ Se quiser ainda mais volume e brilho, dispense o secador e deixe o cabelo secar naturalmente. Depois, divida-o em várias mechas. Torça cada uma e deixe-as presas por cerca de 15 minutos. Quando soltar o cabelo, use o secador com temperatura fria para finalizar.

Truques para as cacheadas e crespas

Os cabelos cacheados e crespos são volumosos. Mas para aproveitar da melhor forma todo o potencial do cabelo, o segredo é escolher o produto certo. Depois de lavar, aplique um pouco de creme para pentear ainda úmidos.

■ Quando os cachos estiverem quase secos, coloque um pouco de musse no comprimento e nas pontas, sempre amassando os fios debaixo para cima.

■ Se quiser, seque com difusor.

■ Seu cabelo é crespo? Quando estiver totalmente seco, pegue o pente garfo e vá soltando a raiz mecha a mecha.

A lavagem muda tudo!

O importante é usar xampu e condicionador adequados para o seu tipo de cabelo, sem esfregar as unhas no couro cabeludo, que quebra os fios. O certo é espalhar com as pontas dos dedos e depois enxaguar bem. Diminua um pouco a temperatura da água na hora de lavar e enxágue com água mais fria ainda. Fazer isso dá mais brilho, preserva o couro cabeludo, estabiliza a produção da oleosidade e evita o ressecamento do cabelo e pele.

O dia seguinte

Quem tem cachos pode ficar até três dias sem lavar o cabelo que eles não vão murchar por falta de lavagem. E por isso que a hidratação é tão importante: é ela que devolve a água que os fios perderam no dia a dia e faz com que os cachos (e o volume) durem muito mais tempo. Então, faça hidratação pelo menos uma vez na semana! O resultado vai valer a pena.