AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Cabelo claro sem água oxigenada

O truque está na sua cozinha: descubra o melhor ingrediente para mudar a tonalidade dos seus fios sem química. E você nem precisa sair de casa

Ana Bardella Publicado em 23/05/2017, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cabelo claro sem água oxigenada - Shutterstock
Cabelo claro sem água oxigenada - Shutterstock
Ser loira dá um trabalhão! Começando pelo preço dos clareamentos nos salões de beleza, que são bem salgados. Já depois da descoloração, o desafio é manter o cabelo hidratado, uma vez que a água oxigenada modifica a textura dos fios, deixando-os mais
finos e ressecados. Se você quer fugir das químicas, existe uma alternativa prática e barata: apostar em princípios ativos naturais a fim de deixar as madeixas mais claras. E o que não faltam na internet são truques para atingir esse objetivo, viu? Estrela Machado, tricologista de São Paulo, esclarece tudo!

Como é o processo?
Melanina é o hormônio que dá cor não só à nossa pele mas também aos nossos cabelos. Ela é dividida em três tipos: a responsável pela tonalidade mais escura, a que resulta em tons mais amarelados ou alaranjados e aquela associada aos cabelos vermelhos. A cor dos fios varia de acordo com a concentração desses tipos no nosso organismo. Como o nome sugere, a água oxigenada faz com que as estruturas naturais se quebrem e libertem oxigênio – processo chamado de oxidação, que resulta nos fios loiros. Mas a potência dela é muito forte! Outras substâncias reagem da mesma maneira, só que em uma escala bem menor. E, portanto, oferecem resultados mais suaves de clareamento. Ou seja: o efeito não é igual ao do salão, mas tem suas vantagens. Fica mais natural e não agride tanto os fios. Há também uma segunda possibilidade para modificar temporariamente a coloração do cabelo, chamada de “depósito”. Ela acontece por meio do contato prolongado com substâncias de cor branca ou clara com os fios. É suave e dura só por algumas lavagens.

Qual das técnicas devo usar?
Se sua coloração vai até o castanho-claro, a técnica de depósito pode funcionar melhor. Para colocá-la em prática, use camomila (passe um chá forte e deixe por pelo menos 20 minutos) ou canela (misture um punhado de pó ao condicionador e deixe por pelo menos 1 hora). Tem os fios escuros? Opte pela oxidação. Ela pode ser feita com leite e limão (deixe no cabelo por uns 20 minutos).
E vale lembrar: quanto mais vezes você fizer, melhores serão os resultados, ok?

Sol: uma ajudinha extra!
A exposição ao sol é aliada de quem quer dourar os fios naturalmente porque dá início ao processo de oxidação. Junto aos ingredientes, potencializa o “efeito praia”. Mas é preciso cuidado: os raios solares podem agredir o couro cabeludo. Portanto, não abuse desse recurso! Além disso, veja se o contato das substâncias não causa irritação ou coceira na região. Se acontecer, enxágue imediatamente. E vale lembrar: limão e sol não combinam – sua pele pode acabar machucada. Se optar por usar a fruta, tome cuidado para que não haja o contato dela com o couro nem com a pele. Mas mesmo que não use produto nenhum, só tomar sol já dá uma clareada!

Receitas caseiras:

LIMÃO: em um recipiente, despeje a quantidade de condicionador que costuma utilizar no dia a dia. Misture com o suco de um ou dois limões e passe para um borrifador. Passe somente nas pontas. Deixe agir por 20 minutos e enxágue bem. Lave bem as mãos após manusear o limão. No sol, ele pode causar queimaduras!

CAMOMILA COM LEITE
Ferva 1 ou 2 copos de leite integral (dependendo do comprimento dos fios). Retire do fogo e coloque 4 sachês de camomila. Deixe a panela tampada até esfriar por completo. Em seguida, coloque a mistura em um borrifador e passe em mechas alternadas ou sobre toda a extensão do cabelo. Deixe agir por pelo menos 20 minutos antes de enxaguar. Usar uma touca térmica nesse intervalo pode melhorar a absorção.

CANELA E MEL
Para essa mistura, você vai precisar de condicionador. Despeje a quantidade que você costuma usar nos cabelos em um recipiente.
Adicione pelo menos 3 colheres (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de canela em pó – se os fios forem longos, duplique ou triplique a
quantidade. Misture até o creme ficar homogêneo e aplique sobre os fios. Coloque touca e deixe agir. Quanto mais tempo, melhor. Enxágue.