AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Cabelo desmaiado: o que é isso?!

Nas redes sociais, só se fala das máscaras que “desmaiam” os fios. Elas são antivolume e frizz, hidratantes e deixam a cabeleira sedosa, brilhante e com bom caimento

Júlia Arbex Publicado em 27/10/2016, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cabelo desmaiado: o que é isso?! - Shutterstock
Cabelo desmaiado: o que é isso?! - Shutterstock
O nome é mesmo engraçado... Mas é assim que a mulherada na internet se refere às máscaras que deixam o cabelo molinho, como um corpo que desmaia. “Ainda molhado, ele fica com um aspecto menos volumoso, desembaraçado e modelado, com balanço e brilho”, são algumas das características dos produtos segundo as mulheres com quem conversamos na internet. E quem não quer isso? Julia Doorman, youtuber do canal Cabelos de Rainha, percebeu pelo uso que essas máscaras hidratam o cabelo de forma imediata. Assim que aplica você já percebe pelo toque como elas “derretem” os fios, dando uma sensação de superhidratação e redução de volume. Indicadas para as mulheres que têm o cabelo ressecado (ou quimicamente tratado).


Mas o que há de especial nesses produtos?
Consultamos dermatologistas para saber qual o ingrediente mágico que deixa os fios tão molinhos. Descobrimos que, como os produtos variam de fabricante para fabricante, é impossível determinar o que existe em comum na composição de todos eles. A Novex Desmaia Fios, máscara da Embelezze, por exemplo, possui dois ativos que reconstroem os fios, beneficiando maleabilidade, revitalização, retenção de água e flexibilidade. “O azeite de argan desmaia, enquanto a queratina penetra na cutícula do cabelo, restaurando a fibra capilar”, afirma o fabricante. O Morte Súbita, creme de hidratação da Lola Cosmetics, é um dos
queridinhos de quem gosta de cuidar dos fios. O efeito, segundo a marca, se dá pelo produto ser “muito hidratante e rico em ativos vegetais e não possuir óleo mineral nem parafina. Trata-se de um verdadeiro tratamento e não de uma maquiagem para os fios”.
Melhor, então, testar qual mais age no seu cabelo (veja opções na página ao lado). De quebra, aprenda o jeito certo de desmaiar o seu!


Quem deseja fios sempre controlados precisa saber...
As máscaras que desmaiam os fios são ótimas, mas não bastam! Diego Queiroz, hairstylist do MG Hair Design, de São Paulo, ressalta os cuidados que mantêm os fios arrepiados bem longe da sua cabeleira:

Lavagem: “Use xampu e condicionador próprios para o seu cabelo, como redução de volume, controle do frizz e definição dos fios”, explica Diego. Não esfregue a toalha ao retirar o excesso de água para não arrepiar.
Finalização: depois de lavar e secar, use pente de madeira com dentes largos para penteá-lo. Seu cabelo é enrolado? Penteie com
os dedos quando ainda estiverem molhados. “Feito isso, é imprescindível usar um leave-in. Basta pingar algumas gotinhas de óleos
naturais (como o de argan, rícino, camélia ou coco) na palma da mão e espalhar por todo o comprimento. Os fios ficam comportados na mesma hora!”

Procedimentos: Diego recomenda fazer hidratação uma vez por semana, pois ela ajuda a fechar as cutículas do fio, o que mantém o
cabelo com um volume bonito e adequado. Outros procedimentos antivolume: alisamentos, selagem e cauterização.

Cortes: nenhuma das dicas anteriores vai funcionar se não for feito o corte adequado para o seu tipo de fio. “Se a pessoa for cacheada ou crespa, o ideal é evitar cortar reto. Repicado não arma e deixa os cachos com melhor caimento. Quem possui fios lisos e grossos pode deixar a base reta, porém, com pontas desfiadas na tesoura ou na navalha”, esclarece Diego.


Passo a passo para utilizar a máscara

1 Lave o cabelo com xampu, removendo toda sujeira e excesso de oleosidade. Enxágue bem, para tirar ao máximo o produto.

2 Com uma toalha, enxugue o excesso de água dos fios.

3 Coloque a máscara que desmaia os fios mecha por mecha, usando a técnica de enluvamento – é um alisamento com as mãos,
aplicando o produto da raiz às pontas e massageando. Segundo Julia, esse movimento faz com que o cabelo receba a hidratação uniformemente.

4 Deixe a máscara agir nos fios conforme a recomendação da marca. Geralmente, os produtos devem ficar de três a dez minutos. Enxágue.

5 Se quiser ou achar necessário, aplique seu condicionador normalmente. 

6 Enxágue e seque o cabelo como de costume (ao natural ou com secador).