AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Da geladeira para o seu cabelo

Veja quais ingredientes da sua cozinha melhoram a saúde dos seus fios e funcionam para valer!

Júlia Arbex Publicado em 09/05/2017, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Da geladeira para o seu cabelo - Shutterstock
Da geladeira para o seu cabelo - Shutterstock
Ingredientes mais populares

AZEITE EXTRA VIRGEM:
Segundo Juliana Annunciato, tricologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Clínica Wulkan (SP), o ingrediente funciona superbem no cabelo porque contém uma grande quantidade de ácidos graxos e vitamina E. “O azeite consegue repor a umidade dos fios, deixando-os com um aspecto melhor: mais sedosos, leves e macios”, afirma a especialista. Vale a pena colocar no cabelo antes de lavar. Hidrata mesmo!


AMIDO DE MILHO:
Forma uma película em torno do fio que, quando seca, potencializa o efeito da máscara de hidratação. Você sofre com oleosidade
excessiva? Então, pode também colocar um pouco do ingrediente em pó na parte de cima do couro cabeludo, como se estivesse
passando xampu a seco. Depois, basta dar umas batidinhas de leve com a mão para espalhar o produto.


ÓLEO DE COCO: 
Rico em vitamina E, ele evita o efeito espigado, arrepiado, seco e cheio de pontas duplas. Por conta dos ácidos graxos, o óleo é bastante recomendado para quem tem cabelo quimicamente tratado, com tintura ou alisante. Hidrata, nutre e regenera.


ÓLEO DE ABACATE:
Além de utilizado em molhos e na finalização de pratos quentes, esse óleo, rico em aminoácidos e vitamina A, B, D e E, evita a quebra e a queda do cabelo.


MAIONESE E MANTEIGA: 
São emolientes, têm a finalidade de amaciar, dar brilho e deixar os fios soltos. “Porém, por serem alimentos oleosos, o ideal é não
aplicar na raiz nem exagerar no comprimento. Senão, o cabelo vai ficar com aspecto sujo, pesado e sem brilho”, diz a dermatologista Estrela Machado. Lave muito bem depois!



Aplicação...

...DOS ÓLEOS
 Separe todo o cabelo em mechas finas
 Aplique o ingrediente no cabelo sujo e seco, a partir do começo das orelhas até as pontas (pode exagerar na parte ressecada)
 Deixe agir por 30 minutos
 Em seguida, lave como de costume: com xampu e condicionador
 Finalize com água fria


...DE AMIDO DE MILHO
 Misture algumas colheres de amido de milho com água e aqueça até que forme uma massa pastosa
 Lave o cabelo com xampu
 Retire o excesso de água dos fios e separe em mechas finas
 Coloque sua máscara hidratante preferida em todo o cabelo
 Com o creme ainda agindo nos fios, aplique o amido de milho no comprimento e também nas pontas
 Deixe a receita agir por cerca de 30 minutos



Onde encontrar
É possível achar todos os óleos em farmácias e casas de produtos naturais. Para você conseguir aproveitar todas as propriedades do produto, o recomendável é comprar o óleo vegetal 100% puro. Azeite, amido e maionese, no mercado!


Para que servem os óleos vegetais?
Quem sofre com pontas duplas e ressecamento deve incluir os óleos vegetais na rotina. Por serem naturais, eles possuem diversos benefícios. “Todos hidratam profundamente, pois mantêm a umidade dentro do fio, diminuindo o volume e dando brilho, maciez e
movimento”, explica Juliana. O “banho de óleo” faz bem principalmente àquelas que possuem o cabelo cacheado ou crespo. “Por conta do formato de caracol, o comprimento e as pontas são mais secos. Os óleos devolvem a oleosidade que não chega no cacho todo”, diz ela.


TODAS AS HIDRATAÇÕES PODEM SER FEITAS UMA VEZ POR SEMANA