AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Day after: seus cachos lindos no dia seguinte

Tudo o que você precisa saber (e fazer) para o seu cabelo ficar definido por mais dias

Júlia Arbex Publicado em 06/11/2017, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Day after: seus cachos lindos no dia seguinte - iStock
Day after: seus cachos lindos no dia seguinte - iStock

Quem tem cabelo cacheado ou crespo sabe o quanto é difícil passar um dia sem lavá-lo. Afinal, basta uma noite de sono para os cachos ficarem com frizz e completamente sem forma. Para a nossa sorte, alguém lá da gringa criou uma fórmula mágica que nos mantêm lindas por mais tempo: o day after. O truque, que significa “dia seguinte”, dá forma aos fios sem que precisemos laválos todos os dias (o que faz um bem danado para a saúde do couro cabeludo). Veja como funciona:

Como é feito?

Para conseguir “dias seguintes” perfeitos e lavar o cabelo duas ou três vezes na semana, é preciso seguir três passos fundamentais:

Lavagem

■ Para ter forma por mais tempo, é preciso abrir mão da água quente. Segundo o visagista Andy Vitiello, da Casa Maria Flor (SP), a alta temperatura deixa os fios opacos e sem movimento, ressecado no comprimento e nas pontas e oleoso no couro cabeludo, além de fazer com que eles embaracem com mais facilidade. “O ideal é lavar com água morna e terminar com água fria. Isso ajuda a selar as cutículas, dando mais brilho e mantendo os nutrientes protegidos no interior da fibra capilar”, diz.


■ Dê preferência aos xampus sem sulfatos. “Livre de detergentes pesados, esses produtos não removem a proteção natural do fio, evitando o frizz e a quebra. “Use condicionador próprio para o seu tipo de cabelo. Seus fios estão muito secos? Substitua o creme por uma máscara de hidratação. Deixe-a agir de cinco a dez minutos e enxágue”, aconselha.

Finalização

Para tirar o excesso de umidade dos fios e garantir definição, você pode apelar para duas técnicas bem fáceis de fazer em casa:

Plopping: ao sair do banho, aplique um pouco de creme de pentear e leave-in nos fios. Para evitar a formação de frizz, em vez de utilizar  toalha, use camiseta de algodão.
■ Abra a peça em cima da cama e, com a cabeça para baixo, coloque toda a cabeleira em cima da roupa.
■ Depois, enrole os lados do tecido como se fechando um bombom.
■ Amarre a camisa atrás, formando uma touca.
■ Deixe a peça na cabeça por cerca de 20 minutos.

Fitagem: se você não está com pressa e quer definição, a fitagem é a opção.
■ Desembarace os fios ainda úmidos.
■ Divida todo o cabelo em camadas.
■ Coloque seu creme de pentear favorito em uma das mechas, penteie e, no final, amasse-a de baixo para cima.
■ Se preferir, enrole a mecha com o dedo, como se estivesse fazendo babyliss.
■ Repita o procedimento por todo o cabelo e deixe secar naturalmente.

Os dias seguintes

Por incrível que pareça, se você seguir esses três passos, no dia seguinte, quando seu cabelo acordar bagunçado e sem definição, você não vai precisar entrar no chuveiro para arrumá-lo. Para resolver isso, compre um borrifador, coloque água ou solução fisiológica, um pouco de creme finalizador, bepantol ou óleo de argan ou de coco. Misture tudo e borrife nos fios, enquanto vai amassando as pontas e o
comprimento de baixo para cima.

Vantagem de lavar menos

■ O cabelo fica mais leve e com um brilho natural, pois não acumula produtos, como xampu e condicionador.
■ Usar cremes finalizadores diariamente pode fazer com que os fios fiquem com um aspecto pesado e oleoso. Então, quando reduzimos a quantidade de produto, o cabelo fica mais solto e dura mais dias.
■ Quando aplicamos finalizador, os cachos ganham fixação e perdem volume. Agora, só com água, fica levinho e com volume natural.

Hora de dormir

Não é recomendável dormir com o cabelo preso. Mas, para manter os cachos durante a noite toda, o ideal é prendê-los para cima com uma
faixa de cetim. Ou então, deite em uma fronha de cetim para diminuir o atrito entre o cabelo e o travesseiro e, assim, evitar o frizz excessivo.