Fios mais brilhantes com cacau em pó

Da cozinha para o seu cabelo: com propriedades antioxidantes e cheia de vitaminas, a matéria-prima do chocolate deixa os fios macios e bonitos

Ana Bardella

Fios mais brilhantes com cacau em pó | <i>Crédito: Shutterstock
Fios mais brilhantes com cacau em pó | Crédito: Shutterstock
Sucesso na culinária, poucas pessoas conhecem os benefícios do cacau em pó para o cabelo. “O ingrediente possui muitos antioxidantes”, explica a dermatologista Larissa Viana. Ele também é rico em magnésio e vitaminas, que, em contato com os cabelos, garante maciez e brilho. Além disso, contém teobromina, substância que aumenta a circulação do sangue, estimulando o crescimento dos fios. Quer mais? O ingrediente possui componentes anti-inflamatórios que podem até diminuir a caspa. A especialista elaborou duas receitas para testar em casa. Escolha a mais indicada para o seu tipo de fio!

Máscara para cabelos secos ou danificados 
❯ 2 colheres (sopa) de cacau em pó 70% 
❯ 2 colheres (sopa) de óleo de coco 
❯ 1 colher (chá) de óleo de amêndoas 
❯ 2 cápsulas de vitamina E*

Máscara para raízes oleosas 
❯ 2 colheres (sopa) de cacau em pó 70% 
❯ 2 colheres (sopa) de óleo de coco 
❯ 1 colher (chá) de mel 
❯ 1 colher (chá) de linhaça dourada moída 
❯ 2 cápsulas de vitamina E*

Modo de usar de ambas
Misture os ingredientes. Com os cabelos secos, passe uma quantidade maior no comprimento e outra menor na raiz. Deixe atuar de 20 a 30 minutos (não há necessidade de usar touca térmica). Em seguida, lave normalmente com xampu e uma quantidade menor do que a habitual de condicionador.

(*) Essas cápsulas são vendidas na farmácia como suplementos alimentares. Basta cortar a ponta de duas, espremê-las até extrair o líquido de dentro e incorporá-lo à máscara.

Dá para usar na pele também!
“O cacau tonifica e hidrata a pele”, diz Larissa. Para o rosto, misture 1 colher (sopa) de cacau com 1 colher (sopa) de amido de milho e misture. Quando o pó estiver sem grumos, junte 1 colher (sopa) de iogurte natural e 1 colher (chá) de mel. Mexa. Passe sobre a pele limpa e deixe descansar por 20 minutos. Enxágue com água morna.  

10/07/2017 - 16:00

Conecte-se

Revista Ana Maria