AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

"Por que o meu cabelo está caindo tanto?!"

Faça o teste abaixo e descubra se o estresse, os problemas hormonais, os fatores genéticos ou a falta de ferro estão acabando com seus fios e procure um médico o quanto antes!

Júlia Arbex Publicado em 10/08/2016, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Por que o meu cabelo está caindo tanto?!" - Istock
"Por que o meu cabelo está caindo tanto?!" - Istock
1 Minha alimentação se baseia em:

A ❑ Comer grãos, legumes, verduras e carnes magras, mas tenho uma vida muito corrida.
B ❑ Minha dieta é feita com acompanhamento de nutricionista.
C ❑ Tenho uma alimentação balanceada.
D ❑ Sou vegetariana e não faço reposição de vitaminas (principalmente a B12, presente na carne).


2 Como vai a sua saúde?

A ❑ Fumo há anos e estou com caspa.
B ❑ Meus exames estão todos em ordem e vou à academia três vezes por semana
C ❑ Me alimento bem, mas não faço nenhum exercício físico.
D ❑ Estou me sentindo mais cansada que o normal. Notei que estou mais pálida e com algumas feridas na boca. Tem dia que sinto dor na perna.


3 Você é diabética?

A ❑ Não.
B ❑ Tenho tendência.
C ❑ Sim.
D ❑ Não sei.


4 Como é sua rotina diária?

A ❑ Fui demitida há alguns meses e desde então não consegui emprego. Tenho que ajudar lá em casa, mas estou sem condições.
Não está fácil não, viu?
B ❑ Sou dona de casa: faço a comida, limpo a casa, ajudo meus filhos na lição de casa e estou disponível para ajudar meu
marido no que ele precisar. Porém, sempre tiro um tempinho para relaxar e ir à academia.
C ❑ Acordo, vou trabalhar, volto para casa, vejo um pouco televisão... O problema surge na hora de dormir: tenho insônia. Não sei mais o que fazer!
D ❑ Faço minhas atividades normalmente, mas sinto muito cansaço e dor de cabeça.


5 Você tem problema na tireoide?
A ❑ Não.
B ❑ Sim, minha avó também tinha.
C ❑ Sim, mas não vou ao médico há um tempo, então não sei como está.
D ❑ Sim, mas está sob controle – eu sou rigorosa com minha idas ao médico.


O que fazer em cada caso

Você respondeu mais A, B, C ou D? Veja o que significa cada caso e descubra por que o ralo do  banheiro entope cada vez que você toma banho!

A Estresse
De acordo com Claudio Wulkan, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, este tipo de queda de cabelo pode ocorrer depois de dois a quatro meses que a mulher passou por um estresse profundo. “Geralmente acontece depois do parto, de
doenças acompanhadas de febre alta, traumas físicos e/ou emocionais e pós-operatório”, diz. Segundo ele, os fios voltam a crescer, no máximo, cinco meses depois da queda e tudo se normaliza novamente.

B Genético
Na maioria dos casos, a perda de cabelo se inicia depois da puberdade, que é quando os hormônios sexuais começam a ser
produzidos. Os fios da mulher tendem a ficar mais finos e fracos que o normal e o quadro se intensifica conforme a idade avança. Se este for seu caso, o ideal é ir ao dermatologista, que vai recomendar remédios para aplicar no couro cabeludo e, às vezes, para ingerir.

C Doença hormonal
Mais raro, este caso acontece principalmente nas mulheres que têm problema na tireoide ou diabetes. “Se sua tireoide estiver acima ou abaixo do normal, ela pode afetar o crescimento do cabelo. Já quem tem diabetes pode sofrer alterações metabólicas que interferem no crescimento normal do cabelo. Em ambos os casos, a mulher precisa checar os hormônios com um endocrinologista.”

D Falta de ferro
Segundo o especialista, a perda de cabelo é raramente relacionada à alimentação. Apenas 1% dos casos se devem a esse fato. No entanto, quando isso acontece, é porque não há ferro suficiente no corpo. “Neste caso, faça um exame de sangue chamado ferritina
para ver se você está realmente com um estoque baixo de ferro no organismo. Caso esteja, será preciso fazer suplementação da
substância”, finaliza.


Para você pensar...

✔ Sua avó e sua mãe têm pouco cabelo? Então, você pode sofrer do problema por predisposição genética. Mas estresse também
influencia... Cuidado!

✔ O cabelo dos seus pais é fino? Se sim, e o seu estiver ficando mais ralo que o normal, pode ter a ver com a genética também...

✔ Você está na menopausa e não faz reposição hormonal? Já para o médico. As causas da fraqueza e queda têm tudo a ver com essa fase.

✔ Faz uso de pílula anticoncepcional? Se sim, ela deve ter progesterona na composição – e é o médico quem deve receitar, hein?

✔ Passou por uma situação bastante conturbada, como relacionamento acabando, doença ou morte de algum parente nos últimos seis meses? Ih, nesses casos, o cabelo cai mesmo!

✔ Equilibrar a vida pessoal e profissional é imprescindível para fugir do estresse e manter o cabelo forte sempre!

✔ Você deu à luz há pouco tempo? Enfrentou problemas na gravidez? Os hormônios nessa fase, somados ao estresse, mexem com tudo, menina!