Receitas incríveis de cosméticos caseiros

O livro Beleza Feita em Casa ensina a incorporar ingredientes naturais à rotina de cuidados com o rosto, corpo e cabelo. Dá para você ficar mais linda (e até presentear) gastando bem pouco

Ana Bardella

Receitas incríveis de cosméticos caseiros | <i>Crédito: iStock/Shutterstock
Receitas incríveis de cosméticos caseiros | Crédito: iStock/Shutterstock
Após assistir a vídeos sobre maus-tratos aos animais, a americana Sunny Subramanian decidiu dispensar substâncias à base deles – ou seja, cortou as carnes da dieta e suspendeu os derivados, como ovos e leite. E o que isso tem a ver com cosméticos? Tudo! Mais do que restringir o cardápio, a moça também passou a observar a composição das roupas e dos produtos de beleza. Com isso, aprendeu a substituir os industrializados por versões feitas em casa. Os resultados foram tão surpreendentes que Sunny publicou um livro sobre o assunto. E são de lá as receitas poderosas de produtos de beleza publicadas nessa matéria.

Receitas incríveis de cosméticos caseiros

Spray desembaraçante
Ingredientes
1 xícara (chá) de água filtrada 
1 colher (sopa) de vinagre de maçã 
20 gotas de óleo essencial de lavanda 

Modo de preparo
Misture a água, o vinagre de maçã e o óleo essencial de lavanda em um frasco de vidro, com válvula de spray. Agite vigorosamente para misturar. Antes de cada uso, agite o frasco a fim de mesclar os componentes. Lave o cabelo com xampu e condicionador. Em seguida, borrife o spray no cabelo úmido. Espalhe o produto com o auxílio de um pente. Seque e penteie como de costume. Guarde na geladeira por até dois meses. 

O ácido do vinagre fecha a cutícula do cabelo, ajudando a refletir a luz e a ficar mais brilhante

Óleo de limpeza facial
Ingredientes
1 xícara (chá) de óleo de rícino, mamona ou de girassol 
3 colheres (sopa) de óleo de jojoba 

Modo de preparo
Misture o óleo de rícino, mamona ou girassol com o de jojoba. Passe para um frasco de vidro com tampa. Com os dedos, pegue uma pequena quantidade da mistura e massageie delicadamente no rosto seco e não lavado, fazendo movimentos circulares. Use uma toalhinha umedecida com água morna para retirar delicadamente o excesso do rosto. Mantenha em temperatura ambiente, protegido da luz solar, por até seis meses.

Anti-inflamatório e antibacteriano, o óleo de mamona combate a acne e ajuda na higienização

Peeling facial de frutas
Ingredientes
¼ de xícara (chá) de mamão em cubos descascado e sem sementes 
4 pedaços (4 cm) de abacaxi descascado e sem o miolo 
2 colheres (chá) de óleo de jojoba 

Modo de preparo
Bata no liquidificador o mamão, o abacaxi e o óleo de jojoba até formar um creme homogêneo. Passe para uma tigelinha. Com os dedos, espalhe a mistura no rosto limpo e ainda úmido, fazendo movimentos circulares. Deixe na pele de 10 a 15 minutos. Lave o rosto com água morna e seque com uma toalha. Em seguida, passe tônico facial e hidratante. Cubra e guarde as sobras na geladeira por até uma semana.

O mamão e o abacaxi são rejuvenescedores, pois estimulam a remoção das células velhas e danificadas pelo sol 

Máscara facial ultra-hidratante
Ingredientes
2 colheres (sopa) de azeite de oliva 
1 colher (sopa) de cacau em pó sem açúcar 
1 colher (sopa) de aveia em flocos moída fina 

Modo de preparo
Em uma tigelinha, misture o azeite de oliva, o cacau em pó e a aveia até formar um creme. Com os dedos, espalhe a mistura no rosto limpo e ainda úmido. Deixe na pele por cerca de 15 minutos. Lave o rosto com água morna e seque com uma toalha limpa. Em seguida, passe tônico facial e hidratante.

O cacau em pó é rico em antioxidantes, aumenta o fluxo sanguíneo e melhora a maciez da pele

Óleo para as cutículas
Ingredientes
½ xícara (chá) de óleo de jojoba 
12 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta 
8 gotas de óleo essencial de lavanda 

Modo de preparo
Em um frasco de vidro com tampa, jogue o óleo de jojoba e os óleos essenciais de hortelã-pimenta e lavanda. Agite vigorosamente para misturar bem. Antes de cada uso, sacuda o frasco a fim de mesclar os componentes. Use uma pequena quantidade de óleo para massagear as unhas antes de dormir, dando atenção especial às cutículas. Mantenha em temperatura ambiente por até seis meses.

Se suas cutículas estiverem danificadas, aplique de duas a três vezes ao dia 

08/08/2017 - 14:00

Conecte-se

Revista Ana Maria