AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Recupere seu cabelo do efeito elástico

Veja os motivos de os fios ficarem emborrachados, frágeis e sem brilho, e saiba quais são os hábitos para deixá-los nutridos e bonitos de novo

Júlia Arbex Publicado em 29/03/2018, às 13h25 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Recupere seu cabelo do efeito elástico - iStock
Recupere seu cabelo do efeito elástico - iStock

Características

Muita gente ainda confunde o cabelo ressecado com o elástico. Enquanto o primeiro se caracteriza pela aspereza e pouco brilho devido à falta de cuidados e de hidratação, os fios elásticos são aqueles que tiveram sua estrutura alterada, ou seja, quando perderam umidade e queratina naturais. “Além de ficarem finos e sem brilho, eles ficam com um aspecto opaco e, ao estica-los quando molhados, não voltam à sua forma natural. E, na maioria das vezes, quebram”, explica Erick Torres, hairstylist do Espaço MoVi (SP).

Causas

“Geralmente, o efeito elástico acontece após a realização de um tratamento químico muito forte como, por exemplo, descoloração, coloração em excesso e relaxamento. Pode ocorrer também quando há alguma incompatibilidade química, como mistura de dois tipos de alisamento”, afirma o hairstylist Luiz Gustavo Neves. O resultado é um visual opaco e sem vida.

Reconstrução

Não existe um processo químico que não agrida o cabelo e não demande cuidados especiais. E, além da hidratação, a reconstrução é a melhor técnica para salvar os  fios que estão muito danificados. Veja o passo a passo de como fazer a técnica em casa:

PASSO 1 Lave o cabelo com produtos específicos para o seu tipo de fio. Mas com cuidado e sutileza, evitando fazer movimentos bruscos, como se estivesse lavando roupa, pois isso pode ocasionar a quebra. Depois, retire o excesso de umidade com uma toalha.

PASSO 2 Aplique um pouco de queratina líquida (é possível encontrar em farmácia ou em lojas de cosméticos) no comprimento e nas pontas. Deixe o cabelo secar naturalmente.

PASSO 3 Depois, enxágue bem o cabelo e aplique uma máscara de reconstrução também no comprimento e nas pontas. Deixe agir o tempo de indicação do fabricante e enxágue.

IMPORTANTE

É preciso entender que não é do dia para a noite que é possível reverter a situação de um cabelo frágil e elástico. Para isso, tenha disciplina e faça o tratamento acima uma vez a cada 15 dias até seu cabelo voltar ao normal. No entanto, se o estado dele estiver muito ruim, é provável que nenhum tratamento funcione. Nesse caso, o recomendado é cortá-lo. “Para acelerar o resultado, é importante também evitar fazer processos químicos e usar muito secador e chapinha no período que estiver reconstruindo os fios”, aconselha Teo Ziviani, hairstylist da DO.HA.

Como evitar que ocorra de novo

Para preservar a saúde dos fios, os especialistas recomendam utilizar um pouco de protetor térmico antes de fazer escova e chapinha, além de não colocar esses aparelhos em temperatura muito alta. Outra boa dica é evitar fazer processos químicos, como descoloração e alisamento, em um curto espaço de tempo. O ideal é que o intervalo seja de pelo menos três meses.

E por último, mas não menos importante: corte as pontinhas uma vez por mês. Você vai ver como o hábito vai deixar seu cabelo com um balanço mais natural, além de ficar com um aspecto mais vivo.