AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Ruivo nude: o tom mais democrático

Conheça a técnica que analisa a cor da pele, do cabelo e da sobrancelha para só depois tingir de vermelho!

Júlia Arbex Publicado em 15/12/2017, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ruivo nude: o tom mais democrático - iStock
Ruivo nude: o tom mais democrático - iStock

O que é esse tal de ruivo nude?
Você, com certeza, já ouviu alguém dizer que cabelo ruivo só combina com as mulheres branquinhas e de olhos claros. Mas isso não é verdade. “Para acabar com essa ideia, foi criado o ruivo nude, que consiste em dar um tom de ruivo natural para todos os tons de pele”, explica Amadeo Marins, hairstylist especializado em cor, do salão Fil Hair & Experience (RJ). Segundo o especialista, o profissional escolhe o “nude” de acordo com a cor da pele, dos olhos e das sobrancelhas da cliente. “A soma desses fatores resulta em um tom personalizado”, afirma. Outro ponto forte dessa coloração é que ela é pouco invasiva. Por quê? Ela clareia os fios até três tons, deixando o resultado supernatural. Isso não detona seus fios. Mas, lógico, precisa hidratar com frequência, né?

As combinações perfeitas

Tons para as brancas: ruivo dourado, acobreado e mel.

Tons para as morenas: ruivo castanho e mogno – tom intenso e fechado, com nuances que variam do vermelho ao cobre.

Tons para as negras: ruivo com mesclas de dourado, acaju e marrom.

5 dicas para manter a cor

Se os cabelos naturais merecem atenção, os com química precisam mais ainda. Confira algumas dicas fundamentais para manter seus fios sempre bonitos e saudáveis:

1“Use xampu e condicionador desenvolvidos especialmente para cabelos com coloração, principalmente nas duas primeiras semanas, que é
quando a cutícula do cabelo ainda está se recompondo do processo químico.”

2 No dia da coloração, os pigmentos ficam intensos e brilhantes. Porém, infelizmente, aquele vermelhão bonito desbota mais rápido que qualquer outra cor. Para evitar, use xampu livre de sulfato.

3 Faça hidratação uma vez por semana. Mas não é só aplicar o produto e enxaguar, viu? Para deixar o cabelo nos trinques, aplique primeiro o
xampu. Ele vai limpar os fios e prepará-los para receber a hidratação. Depois, coloque um pouco da máscara, também específica para cabelos coloridos. Massageie os fios e o couro cabeludo e deixe agir por 20 minutos. Enxágue com água morna para fria. Se estiver ressecado, pode passar um pouco de condicionador depois e enxaguar.

4 Se sentir necessidade, além dos cuidados diários, vá ao salão e faça uma matização uma vez por mês no comprimento e nas pontas. O procedimento, que são máscaras de tratamento vermelhas especialmente para ruivas, serve para reforçar o pigmento e intensificar o brilho da cor que desbotou. O resultado vale a pena mesmo!

5 Retoque a raiz a cada 40 dias para ficar com o look sempre lindo.

Os principais inimigos

De acordo com Marins, o calor do secador, da chapinha e do babyliss, o cloro, a água do mar e o sol são os maiores vilões de quem tem o cabelo ruivo. Por isso, nos dias de sol muito forte, procure usar um chapeuzinho ou uma faixa para protegê-lo. Vai usar o calor para secar os fios? Não sem antes aplicar um pouco de protetor térmico!