AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Tudo para o seu cabelo crescer mais rápido

Beber bastante água, massagear o couro cabeludo e aparar as pontas uma vez ao mês. Será que as técnicas funcionam?

Júlia Arbex Publicado em 10/05/2018, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Com os cuidados certos, os cabelos crescem muito mais rápido! - iStock
Com os cuidados certos, os cabelos crescem muito mais rápido! - iStock

É desesperador ver aquele monte de fios acumulados no ralo do boxe ou no travesseiro ou perceber que o cabelo não está crescendo como deveria. Fernanda Brito, especialista em tricologia e responsável pelo tratamento clínico na Clínica Speranzini (SP), Marco Hencks, técnico capilar e cosmetólogo da Elisafer Cosmetics, e Mauro Speranzini, presidente da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar (ABCRC), desvendaram os principais motivos da queda de cabelo e do não crescimento dos fios, e deram dicas práticas para reverter o quadro. E mais: produtos que prometem ajudar!

As principais causas

  1. Calvície androgenética: é genética e estima-se que pode atingir até 80% dos homens com 70 anos e 40% das mulheres com 50 anos.
  2. Queda crônica e sem motivo aparente: pode ocorrer por deficiência nutricional, principalmente de ferro, um dos componentes mais importantes para a saúde do cabelo, ou por alguma alteração da glândula da tireoide.
  3. Eflúvio telógeno: não tem nenhuma origem genética e é provavelmente a causa mais comum de perda de cabelo, principalmente nas mulheres. Os principais fatores são: estresse psicológico ou emocional, febre, distúrbios endócrinos, dietas e pós-gestação.

O que pode prejudicar ainda mais o crescimento:

EXCESSO DE OLEOSIDADE

O couro cabeludo precisa estar limpo e saudável para que o ciclo de crescimento dos fios seja perfeito. E além de a oleosidade comprometer o crescimento, pode causar danos no volume e na aparência do cabelo. Por isso, utilize produtos específicos para o seu tipo de cabelo, evite tomar banho com a água muito quente e aplique máscara hidratante, condicionador e leave-in somente no comprimento e nas pontas.

ALIMENTAÇÃO RUIM

O cabelo é reflexo da sua alimentação! Por esse motivo, ter uma alimentação saudável e equilibrada contribui para um cabelo sedoso e brilhante. Além disso, consumir a quantidade necessária de água por dia (cerca de 2 litros) ajuda a eliminar as toxinas do organismo, deixando pele, unhas e cabelo mais bonitos.

CREME ACUMULADO

O condicionador é fundamental para a saúde do cabelo. No entanto, o que realmente atrapalha é deixar o produto acumulado no couro cabeludo. Isso pode causar abafamento dos folículos capilares, impedindo a oxigenação ideal da região e, assim, gerar danos como oleosidade e descamação da pele.

ENFRENTAR TRAUMAS

O estresse que pode levar a uma alteração do ciclo folicular e provocar queda é o que causa grandes traumas na nossa vida como, por exemplo, perda de emprego e morte na família. O do cotidiano não faz cair o cabelo.

FUMAR

Há estudos que comprovam: a nicotina e outras substâncias do cigarro prejudicam o transporte de oxigênio no sangue, levando ao comprometimento do crescimento e da vitalidade do cabelo.

Mitos e verdades

Aparar as pontas uma vez ao mês não faz o cabelo crescer mais. Na realidade, o cabelo é um tecido morto e não há nenhuma ligação entre as pontas e a raiz – que é a responsável pela produção do cabelo. Aparar as pontas, no entanto, é bom para retirar os fios danificados.

Massagear o couro cabeludo, até mesmo na hora de lavar o cabelo, estimula o crescimento, revitaliza os fios e aumenta a produção de endorfina, reduzindo os níveis de cortisol no sangue, hormônio do estresse.

Fazer trança ou rabo de cavalo não vai estimular o crescimento! Na verdade, os elásticos e rabos muito apertados podem quebrar os fios. Quer prender? Use piranhas e prendedores de tecido.