AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Xampu sólido: você fica linda e ainda economiza

A nova moda é lavar os fios com sabonete em barra. Quer tentar?

Luciana Bugni e Patrícia Gebara Publicado em 24/05/2016, às 15h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Xampu sólido: você fica linda e ainda economiza - Shutterstock
Xampu sólido: você fica linda e ainda economiza - Shutterstock
A prática de lavar o cabelo com o sabonete que usa no corpo  pode até parecer estranha... Mas vem sendo adotada por várias mulheres! “Só precisa prestar atenção nos componentes do produto”, explica a dermatologista Juliana Cassorielo. E não é que o resultado impressiona? Todos os tipos de cabelos ficam mais bonitos, mas quem tem fio crespo se beneficia ainda mais! Entenda a técnica e aprenda a se valer da novidade que está causando na internet. 


Quem se dá bem

O método traz resultados impressionantes em fios secos, crespos, enrolados ou ondulados. “É que eles necessitam muito da oleosidade do couro cabeludo e o componente lauriléter sulfato de sódio, do xampu, é um detergente que retira essa oleosidade”, explica a médica. Como alguns sabonetes não contêm tal componente, fazem uma limpeza bem menos agressiva, mantendo a hidratação necessária. 



Do corpo para o cabelo

A técnica foi adotada por mulheres que aderiram ao movimento no/low poo, que usa xampus sem sulfato – daí prometer um cabelo bem mais saudável. "O xampu realiza uma limpeza profunda, retirando todos os resíduos do couro cabeludo, e tem componentes que permitem maior maciez e facilidade de pentear os cabelos mais longos e muito finos", diz a dermatologista. Já os sabonetes, quando livres de éter e sulfato, fazem tudo isso e ainda deixam uma barreira de gordura nos fios – que mantém 
a hidratação. Dois em um!



Como fazer

Faça uma espuma com o sabonete nas mãos e passe no cabelo suavemente. Se preferir, pode passar a barra direto no couro cabeludo. Massageie normalmente e retire com água morna. Evite aplicar sabonete em excesso no comprimento do fio, pois pode embaraçar. Melhor usar condicionador e creme para pentear no comprimento. 



Como transformar seu sabonete em xampu líquido!

Você vai precisar de

■ 1 sabonete
■ 2 colheres demáscara de hidratação
■ 300 ml de água
■ 1 colher de óleo de coco(pode ser de rícino)

Modo de fazer:
Rale o sabonete e reserve. Ferva a água, coloque o sabonete ralado e deixe o fogo baixo. Vá mexendo até que derreta completamente. Então, acrescente o creme de hidratação e o óleo. Coloque no recipiente e use depois de 24 horas. 



Procure no rótulo...
...componentes emolientes, como manteiga de karité, óleos vegetais, azeite de oliva e castanhas
…umectantes, como pantenol, glicerina e sorbitol
...hidratantes, como aloe vera ou babosa
…proteínas, como trigo e soja



Eu testei e adorei!

“Há tempos escuto falar que o xampu sólido é bacana para o cabelo, mas nunca havia testado. Na semana passada, achei por acaso o Dove Delicious Care na minha casa e resolvi que seria o dia de experimentar. Faço a técnica Low Poo há alguns meses e esse é dos sabonetes indicados para quem não usa produtos com sulfato no cabelo – embora a marca não recomende seu uso para esse fim. Confesso que achei estranho passar o sabonete na cabeça, mas fez bastante espuma e deu a sensação de limpeza imediatamente. Ao enxaguar, senti os fios hidratados. Passei o condicionador normalmente e depois usei o creme para pentear que estou acostumada. Quando secou, fiquei surpresa: meu cabelo, que é de ondulado para cacheado, ficou com os cachos bem certinhos. Mas a surpresa maior foi no dia seguinte: em vez de acordar com os cachos desfeitos e frizz, meu cabelo ainda estava bem macio e com os cachos formados! Adorei a experiência e desde então tenho lavado a cabeça assim!”
Luciana Bugni, editora