AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

20 alimentos que melhoram muito o humor

Além te deixarem feliz da vida, eles são saudáveis e gostosos!

Júlia Arbex Publicado em 06/04/2018, às 18h37 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Além de tudo, eles são muito gostosos! - iStock
Além de tudo, eles são muito gostosos! - iStock

O s principais alimentos que roubam nossa energia e deixam o humor lá embaixo são os carboidratos refinados e alimentos fritos e gordurosos. O nutricionista da Estima Nutrição, Gabriel Gavazzi, afirma que o primeiro grupo dá um pico de energia, mas ela é absorvida rapidamente pelo corpo, ocasionando essa sensação. “Já os alimentos gordurosos, que são difíceis de serem digeridos, exigem que o organismo concentre muita energia e sangue para fazer a digestão”, diz. Saiba no que investir para se sentir cada vez mais feliz:

Leite e ovo

O leite é considerado uma das melhores fontes de cálcio, melhorando principalmente a saúde dos dentes e dos ossos. Além disso, tem proteína, eficaz na recuperação e crescimento muscular. Já o ovo é rico em vitaminas e minerais que estão associados ao bom funcionamento do cérebro e combate do envelhecimento das células. “Os dois alimentos possuem triptofano, fundamental na formação de serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar, prazer e melhora na concentração, e regulam o sono.” 

Vegetais verdes-escuros

Alimentos como brócolis, espinafre  e  couve são ricos em ácido fólico e potássio, essenciais para combater o cansaço, fraqueza e insônia. Eles também contêm grande quantidade de magnésio, mineral fundamental para a produção da serotonina, que aumenta a sensação de saciedade e o bom humor e regula o sono. 

Chocolate

O cacau é fonte de magnésio e triptofano, nutrientes que estimulam o organismo a produzir endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer. Mas para fazer bem, o doce precisa ter pelo menos 50% de cacau em sua composição. Ou seja, quanto mais amargo for, mais benefícios tem. O ideal é consumir 20 g por dia. 

Oleaginosas

Castanhas de caju, do-pará, amêndoas e nozes contêm antioxidantes, como o selênio, que ajudam a combater o estresse e a ansiedade. O ômega-3 melhora a saúde cerebral. Consuma três unidades de castanha, cinco de nozes e 12 de amêndoas. 

Frutas

Banana, maçã e laranja fornecem vitamina C e ácido fólico, que estão diretamente associadas ao melhor funcionamento do sistema nervoso, garantindo energia, combatendo o estresse e prevenindo a fadiga. 

Pimenta

Principalmente a pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são ricas em capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina, substância associada ao bem-estar. 

Carne vermelha magra e frutos do mar

Fontes de proteína, ajudam na recuperação e desenvolvimento muscular e são ricas em vitamina B12 e ômega-3, que revertem sintomas de depressão e perda de memória. 

Aveia e centeio

São ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E, que melhoram o intestino, combatem a ansiedade e a depressão. O ideal é consumir três colheres (sopa) por dia