AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

7 dicas para curtir o Carnaval com saúde

Com essas dicas simples, sua festa vai acontecer da melhor maneira possível!

Júlia Arbex Publicado em 23/02/2017, às 17h28 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
7 dicas para curtir o Carnaval com saúde - Shutterstock
7 dicas para curtir o Carnaval com saúde - Shutterstock

O Carnaval é um dos feriados mais aguardados pelos brasileiros. Porém, para aproveitar os dias de folia com saúde, é importante estar atenta a alguns cuidados básicos como a alimentação, a pele, e as doenças sexualmente transmissíveis. Pensando em tudo isso, o coordenador da equipe médica do Docway Aier Adriano Costa separou algumas dicas para o feriado que está chegando.

1)Use camisinha

O uso do preservativo é recomendado em todas as relações! É a forma mais eficaz de prevenção de inúmeras doenças como sífilis, herpes genital e a AIDS. Nós mulheres devemos ficar atentas ao uso da pílula do dia seguinte. Segundo o médico, por possuir uma quantidade grande de hormônios, atrelada ao excesso de álcool, pode trazer danos ao organismo e acabar com o feriado.

2)Alimente-se bem

Outro cuidado importante é com a alimentação. Comer em um intervalo de 3 horas ajuda não só a manter a energia para ir atrás do trio elétrico, como a repor vitaminas e sais minerais que são eliminados.

3)Beba MUITA água

Manter o corpo hidratado é fundamental. Por isso, beba água, vitaminas e sucos naturais. Isso ajuda nosso corpo e evita muitos problemas como insolação, mal estar, tonturas, desmaios e ressaca. “Uma boa opção para esses dias é a água de coco, que hidrata e ajuda a repor os sais minerais que o organismo está precisando”, afirma o especialista.

4)Use filtro solar

Sol em excesso causa inúmeros problemas como desidratação e queimaduras. Por isso, é bom evitar ficar exposto a ele nos horários de maior incidência, entre às 10h e às 16h. Proteja-se, use o protetor a cada 2h. Óculos de sol, bonés, chapéus, também são muito bem-vindos.

5)Cuidado com as fantasias

É preciso tomar cuidado até na hora de se vestir. Use roupas leves e sapatos confortáveis, já que nessa época é comum que as pessoas passem grande parte do tempo em pé.

6)Bebidas energéticas com cautela

Outra coisa muito comum nessa época do ano é o uso excessivo de bebidas energéticas, afinal, você quer aproveitar ao máximo todos os dias. Segundo o médico, essas bebidas apresentam um alto teor de cafeína o que pode causar insônia e atrapalhar o sono. Além disso, misturar bebidas energéticas e álcool podem causar arritmias e palpitações, por isso devem ser evitados.

7)Durma!


Apesar de querer aproveitar todos os dias de festa, é importante descansar. Se não conseguir dormir pelo menos 7h ou 8h por dia, tente fazer pequenas pausas durante o dia, ou tirar aquele cochilo após o almoço. Isso vai ajudar a aproveitar o carnaval da melhor maneira possível e sem descuidar da sua saúde e bem-estar.