AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

8 maneiras naturais de prevenir um câncer

Conheça quais são os hábitos recomendados e por que eles são tão importantes para quem quer evitar um câncer

Júlia Arbex Publicado em 28/03/2018, às 18h06 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba como evitar um câncer - Shutterstock
Saiba como evitar um câncer - Shutterstock

Açúcar refinado em excesso

O açúcar não tem uma relação direta com o desenvolvimento do câncer. Mas, se consumido em excesso, o nível de glicose no sangue pode aumentar, causando problemas sérios de saúde como, por exemplo, o diabetes e a obesidade – e essa última é fator de risco para o surgimento de tumores. Coma mais saudável!

Estresse

Apesar do estresse alterar nossos hormônios e afetar nossa imunidade, ainda não há estudos que indiquem o aumento do risco de câncer. No entanto, especialistas afirmam que quando já temos uma doença, a pressão mental e emocional pode interferir e aumentar o problema. É importante lembrar também que situações de estresse podem encorajar escolhas menos saudáveis, como beber e fumar mais que o costume, aumentando indiretamente o risco de câncer. Caminhar e fazer ioga são uma boa.

Abuso de bebida alcoólica

No nosso corpo, o álcool (etanol) é convertido em uma substância tóxica, que pode lesar o DNA e impedir nossas células de repararem os danos que ocorrem com o passar dos anos. A bebida também está diretamente ligada ao aparecimento de tumores na boca, no esôfago, na laringe, no intestino, pâncreas, fígado e estômago. E não há nível seguro de ingestão alcoólica. O fato é que quanto mais uma pessoa

bebe, mais chance de ter a doença. Perigo, hein?

Bronzeamento

Os raios UVA e UVB emanados pelo sol são os responsáveis pelas alterações celulares que levam ao câncer de pele. É por isso que passar protetor solar, usar chapéu e óculos escuros e tomar sol apenas antes das 10h e depois das 16h é tão importante. Não vacile com esse assunto...

Alimentos processados

Alimentos enlatados e embutidos como salame, mortadela, linguiça, salgadinhos e bolachas recheadas são ricos em sódio e aditivos químicos, fatores responsáveis por aumentar o risco de câncer de intestino e colorretal, além de contribuirem para o surgimento de problemas como a hipertensão. Quanto mais natural a comida, melhor.

Cigarro

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável, sendo responsável pelo desenvolvimento de muitas doenças, inclusive o câncer de pulmão e problemas cardiovasculares. Isso acontece porque o cigarro carrega mais de 4 mil substâncias e muitas delas são altamente cancerígenas. Mas o vício não faz mal somente aos fumantes: a fumaça afeta até mesmo quem está em volta! Ruim para todos...

Sexo sem camisinha

O HPV é uma doença sexualmente transmissível e pode causar vários tipos de câncer, sendo os mais comuns o de colo de útero e o anal. A doença é transmitida por relações sexuais sem proteção – inclusive sexo oral – e, por isso, a melhor forma de evitá-la é transar com camisinha, realizar o exame papanicolau anualmente e tomar vacina contra o vírus, que é oferecida pelo SUS.

Falta de hidratação

Estudos indicam que ingerir cerca de dois litros de água por dia reduz a chance de desenvolver câncer na bexiga, intestino e mama. Além disso, a água melhora o aspecto da pele e a função renal e intestinal. A quantidade que deve ser ingerida varia de pessoa para pessoa, mas é importante repormos o que perdemos na urina, no suor e nas fezes. E por isso o indicado é cerca de oito copos diariamente.