AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

A importância da gratidão

Ela é fundamental para fortalecer o indivíduo. Aprenda como aplicá-la no seu dia a dia e seja mais feliz

Luciana Bugni Publicado em 07/11/2016, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A importância da gratidão - Shutterstock
A importância da gratidão - Shutterstock
A palavra está na moda nas redes sociais. Sempre que algo de bom acontece, a expressão usada é “gratidão”. Mas o que esse sentimento faz de fato pelo ser humano? “Ainda pouco reconhecida como um dos mais benéficos instrumentos para a saúde mental
humana, a gratidão pode ser a chave para o bem-estar. Diferentemente do otimismo, que foca no positivo em um tempo futuro, a gratidão aflora todo dia por meio do reconhecimento de aspectos positivos de qualquer ação”, afirma Cema Santos, treinadora
do método Time Line Therapy, que ensina pessoas a serem mais gratas. “A TLH® ajuda você a se livrar das emoções negativas e decisões que limitam sua vida, além de habilitar a pessoa a criar o seu futuro. Consiste em tornar claro como o indivíduo pensa, se comporta e o que almeja para sua vida”, afirma. E não é apenas reconhecer o bem que o outro faz ao prestar um favor, por exemplo. Mas, sim, enxergar o lado positivo da vida no dia a dia ou em algo que à primeira vista seja negativo, mas que pode ensinar algo. Veja alguns conselhos nestas páginas e coloque a gratidão em sua vida!


Coloque gratidão na vida!

Veja o mundo com o olhar de quem aprecia;

Julgue menos o valor das coisas;

Tenha mais emoções positivas;

Não se deprecie;

Não deprecie o mundo ao seu redor;

Evite a insatisfação. O que você tem é suficiente!

Evite a competição exagerada (estimulada pelas redes sociais, em que todos devem ter a família mais feliz, o dia mais empolgante e as fotos mais bonitas). Não caia nessa!

Evite comparação com as pessoas próximas. Isso faz a gente querer sempre mais...



11 hábitos para ser mais feliz, segundo a TLH®

1 Mantenha o celular longe do quarto. O último acesso antes de dormir deve ser feito pelo menos uma hora antes de você se deitar.
E, quando acordar pela manhã, use o celular uma hora depois de levantar.

2 Ao acordar, agradeça pela noite de sono e pela vida.

3 Ao deitar, agradeça pelas coisas que aconteceram no seu dia, cronologicamente, como pequenas peças de um quebra-cabeça.

4 Tire o NÃO do que for dizer. Refaça as frases positivamente. Em vez de “não gosto disso”, diga “prefiro isso”.

5 Remova o verbo TENTAR do seu vocabulário. Em vez de tentar, faça.

6 Troque o MAS por E. Refaça a frase e sinta a diferença do significado dentro de você. “O dia amanheceu bonito, mas eu fui trabalhar” é menos positivo que “o dia amanheceu bonito e eu fui trabalhar”.

7 Agradeça também pelo que não gosta ou pelas coisas que acontecem no seu dia e não saíram como esperava. Você pode
perguntar o que vale aprender com o que houve.

8 Receba feedback ou comentários por algo que deixou de fazer sem se justificar. Apenas ouça e agradeça. Veja onde houve falha de responsabilidade/cuidado e absorva o aprendizado para outras situações semelhantes que venham a acontecer no futuro.

9 Pratique a compaixão por si mesma e pelos outros. Lembre-se de que o que você vê agora faz com que seja a pessoa que é.

10 Pratique o exercício de encarar os acontecimentos como se não tivesse envolvimento algum no assunto. A imparcialidade
ajuda a ver com clareza os pontos positivos que merecem agradecimento.

11 Responda em vez de reagir. Porque mais importante do que “dar o troco” é iniciar um diálogo que de fato resolva as situações,
deixando-a satisfeita e, consequentemente, grata!


“Observe se não está presa numa cadeia de comparação, de querer sempre mais. A gratidão abre o coração, levando a gente a prestar atenção às pequenas coisas”

Cema Santos, treinadora do método Time Line Therapy®