AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

As características da menstruação dizem muito sobre como você está

Fluxo intenso, coloração, odor desagradável, dores... Cada ciclo uma sentença!

Júlia Arbex Publicado em 09/08/2017, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cada ciclo uma sentença - iStock
Cada ciclo uma sentença - iStock
O que é e para que serve a menstruação?
“Quando não ocorre fecundação, as paredes internas do útero descamam em forma de sangramento. Ou seja, isso faz parte do ciclo reprodutivo de toda mulher e acontece todo mês quando ela não está grávida”, explica Andreia Ferreira, ginecologista do Hospital Rios D’Or (RJ). A primeira menstruação, chamada pelos médicos de menarca, costuma acontecer entre os 9 e os 14 anos e pode durar de dois a sete dias. Já a menopausa, que é quando os óvulos param de produzir hormônios e a mulher não pode mais engravidar, costuma ocorrer entre 40 e 55 anos.

Cor, cheiro e composição ideal
Composta de sangue, um pouco do tecido interior uterino e secreções vaginais, a cor da menstruação varia de acordo com cada fase do período menstrual. “Normalmente, a cor do início é marrom-escuro. Depois fica vermelho-vivo e, no final, volta para o marrom”, diz o ginecologista obstetra Alberto Guimarães. Em relação ao cheiro, o ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana Rodrigo da Rosa Filho afirma que o sangue tem um cheiro específico, mas que não deve ser desagradável.

E a cólica menstrual?
Durante o ciclo menstrual, vários fatores podem influenciar na nossa qualidade de vida, como a tensão pré-menstrual (TPM), retenção de líquidos, dor de cabeça e aumento e incômodo das mamas. Mas a cólica menstrual é uma das principais queixas. De acordo com Guimarães, todos os meses, a camada interna do útero cresce para receber o embrião e, se ele não vem, ela descama, causando a menstruação. “Nesse processo, ela libera uma substância que faz o útero contrair para eliminar o sangue. É isso que causa dor”, explica. Segundo Andreia, o mal-estar precisa ser suportável e passar sem ajuda de remédio. “Caso a paciente precise tomar anti-inflamatório ou analgésico para tratar, o ideal é ir ao médico para ver se está tudo bem, pois a cólica menstrual pode ser provocada por doenças, como inflamações pélvicas, endometriose e miomas”, diz. 

TIPOS DE MENSTRUAÇÃO

COM PELE
Como a menstruação acontece devido à descamação do endométrio, um tecido que fica na parede interna do útero, é normal notar alguns pedacinhos de pele no sangue. “Se as peles vierem acompanhadas com dor e corrimento vaginal ou sangramento com cheiro fétido é melhor procurar um médico, pois pode ser algum sinal inflamatório na região ou até mesmo aborto”, diz Filho.

FLUXO INTENSO E COM COÁGULO 
De acordo com Guimarães, o sangue pode se acumular na cavidade do canal vaginal e se transformar em coágulo. “No entanto, o sangramento tem que ser confortável. Então, o ideal é que dê para ficar quatro horas com o mesmo absorvente. Se não for possível, busque um ginecologista, pois pode significar algum distúrbio hormonal”, afirma Andreia. 

COM POUCO SANGUE 
O uso de pílula anticoncepcional, alterações hormonais na puberdade e no início da menopausa podem contribuir para que o fluxo da menstruação diminua.

COM CHEIRO MUITO FORTE 
Por passar pelo colo do útero e pelo canal vaginal, o sangue da menstruação não possui o mesmo odor do sangue de um machucado. Apesar disso, um cheiro muito forte, desagradável ou até mesmo de podre não é normal. “Isso pode ser sintoma de alguma infecção vaginal. E, nesses casos, o melhor é procurar um ginecologista para tratar”, aconselha Filho. 

COR MUITO ESCURA 
A coloração escurecida pode se dar devido à pouca quantidade de sangue e à velocidade com que ele sai do útero e vai para o absorvente. Geralmente, isso acontece quando menstruamos em menor quantidade, caraterística natural do começo e do final do ciclo.