AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Bebês com a cabeça grande tendem a ser mais inteligentes

Bebês com a cabeça grande tendem a ser mais inteligentes

Segundo pesquisadores, o perímetro encefálico pode estimar até as chances de a criança entrar na universidade!

Redação AnaMaria Publicado em 27/03/2018, às 12h55 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A descoberta veio através da ligação entre genes, QI e estado de saúde da pessoa - Shutterstock
A descoberta veio através da ligação entre genes, QI e estado de saúde da pessoa - Shutterstock

Uma cabeça grande rende mais do que apelidos na escola. Para pesquisadores da UK Biobank, ela pode significar inteligência e sucesso no futuro! A pesquisa, publicada em 2016 na revista científica Molecular Psychiatry, descobriu que bebês que nascem com uma maior circunferência da cabeça têm grandes chances de serem mais inteligentes.

De acordo com Ian Deary, professor da Universidade de Edimburgo e autor do estudo, a associação entre o perímetro encefálico e a inteligência das crianças é grande e pode até vir a estimar quais as chances da criança entrar na universidade no futuro. “Foram observadas associações altamente significativas entre resultados dos testes cognitivos e o volume intracraniano, perímetro encefálico infantil e capacidade cognitiva na infância”, disse Deary em entrevista ao jornal The Times.

A descoberta veio através da ligação entre genes, QI e estado de saúde de forma geral: os pesquisadores analisaram amostras de saliva, sangue, urina e avaliações físicas e cognitivas de 100 mil britânicos entre 37 e 73 anos. Os dados revelaram que os participantes que nasceram com cabeças com circunferências maiores do que a média tinham mais chances de concluir a formação acadêmica. Além disso, estas pessoas tiveram maiores pontuações em testes de raciocínio verbal e numérico.

O velho ditado “mente sã, corpo são” nunca fui tão real: além das descobertas sobre a relação entre o tamanho da cabeça e a inteligência, o estudo destacou que pessoas com um bom estado de saúde tendem a ser mais inteligentes de forma geral. Mais um motivo pra se cuidar!