AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Combata a ressaca do Carnaval comendo ovo!

Além de dar energia, a proteína do ovo é ótima para a recuperação pós-folia

Karla Precioso Publicado em 24/02/2017, às 15h16 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Combata a ressaca do Carnaval com ovos! - Divulgação
Combata a ressaca do Carnaval com ovos! - Divulgação
O Carnaval é uma das festas mais esperadas do ano, mas a farra também costuma trazer na bagagem uma "visita" inconveniente: a ressaca. Para se livrar do incômodo, você deve incluir no cardápio o ovo -- forte aliado no combate aos efeitos colaterais do consumo excessivo do álcool, como dor de cabeça, enjoo e desidratação. O Instituto Ovos Brasil revela como acontece a ação o alimento no organismo:


Antes de beber...

Para evitar que a bebida "suba" rapidamente e piore a sensação de ressaca, os foliões devem estar bem alimentados e bem nutridos antes de sair para a farra: "Fazer refeições com ovos antes de beber retarda a absorção do álcool. Isso porque o alimento é fonte de proteína e tem em sua  composição gorduras boas, dos tipos mono e poli-insaturadas", afirma Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil. Mas o efeito protetor tem um tempo de duração de aproximadamente uma hora.

Por outro lado, o açúcar presente em bebidas como batidas, espumantes, caipirinhas e vinhos doces favorece a absorção do álcool -- o que dá a sensação de embriaguez mais rapidamente. Uma forma de combater o exagero também é fazer refeições com ovos, , evitando que a embriaguez ocorra imediatamente.




Depois de beber...
A proteína o ovo também é ótima para promover a recuperação depois da folia. O alimento possui vitaminas do complexo B, necessárias para reparar as perdas que o álcool proporciona ao organismo. Vitaminas A, E e minerais como Mg, Zn, Mn e Selênio são nutrientes antioxidantes que favorecem a recuperação celular: "Para depois da folia é recomendado fazer refeições leves, como ovos mexidos ou levemente cozidos por sete minutos com torradas, sucos de frutas e iogurte com cereais. Esses pratos oferecem proteínas importantes para que as demandas do organismo sejam supridas e para a manutenção do nosso sistema imune", aconselha Lúcia. Estas receitas, quando associadas ao consumo de carboidratos, proporcionam ótima recuperação -- o que explica o poder do alimento para enfrentar os efeitos da ressaca.

Adicionar os ovos na dieta alimentar durante o Carnaval também traz muitos outros benefícios. O alimento dá maior sensação de saciedade, essencial para quem quer passar mais horas na folia sem sentir fome. Outra característica importante do ovo é que, por conter muitos nutrientes ricos, ele dá mais energia e disposição.

Ainda assim, nunca é demais ressaltar que quando o consumo de álcool é abusivo, é muito difícil reverter seus efeitos colaterais. Beber bastante água é outra dica valiosa e que não pode ficar de fora quando o tema é Carnaval.