Como aliviar a ansiedade para dormir? Cobertor pode ser opção

Além de manter o corpo quentinho e confortável, estudo revela que o peso da peça é um alívio para os ansiosos

quarta 17 outubro, 2018
Pressão colocada em alguns pontos do corpo libera serotonina.
Pressão colocada em alguns pontos do corpo libera serotonina. Foto:iStock/Banco de imagens

Notícias Relacionadas

Dormir é fundamental para termos uma vida saudável e equilibrada, mas você sabia que um cobertor pesado talvez seja uma boa opção para quem sofre de ansiedade? Isso acontece porque seu peso é distribuído de forma uniforme pelo corpo, formando uma espécie de ‘casulo’ e oferecendo um sentimento de proteção.

É isso que faz toda a diferença, pois, assim como um abraço, a sensação de acolhimento promovida pelo peso do cobertor libera um hormônio chamado oxitocina, que auxilia no controle da pressão arterial, desacelera o coração e faz com que você se sinta relaxado.

Menos estresse 

Segundo publicação do Journal of Alternative and Complementary Medicine, outro efeito do cobertor mais pesado para o organismo é o controle da secreção de cortisol durante o sono. O que é ótimo, pois ele é o responsável pelo estresse -- que se intensifica quando você está ansioso.

Os pesquisadores também descobriram que a pressão colocada em alguns pontos do corpo faz com que a serotonina seja liberada, ajudando na produção de melatonina, principal componente que regula o ciclo do sono.

Como fazer?

Se você gostou da dica, e quer apostar no cobertor pesado como alternativa para aliviar a ansiedade, saiba apenas que ele não é recomendado para quem sofre de problemas respiratórios, circulatório, de temperatura, ou que esteja se recuperando de alguma cirurgia.

Não é o seu caso? Então, saiba que ele precisa ter 10% do peso do seu corpo para fazer algum efeito. Isso significa que uma pessoa de 70kg precisa de um cobertor de 7kg, por exemplo.

Esse tipo de produto nada mais é do que um edredom normal, mas que possui saquinhos com enchimentos pesados, como pérolas de plástico -- facilmente encontradas em lojas de artesanato. Caso seja uma pessoa prendada, tente seguir este tutorial (em inglês) e faça a sua própria versão.

Por fim, sempre é bom lembrar: se a ansiedade esteja realmente atrapalhando a sua vida, uma boa ideia é pedir ajuda para um profissional de saúde.

Da Redação
Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

BEM-ESTAR

  1. 1 Estou com dor na minha barriga: o que será que pode ser?
  2. 2 O que fazer com pernas e pés inchados durante longas viagens de avião ou carro?
  3. 3 8 mitos e verdades sobre proteção solar e cuidados da pele
  4. 4 Menos sal, mais saúde! Saiba como diminuir o consumo do ingrediente
  5. 5 Dia Mundial da Diabetes tem como tema a importância da família