AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Como manter as unhas lindas e saudáveis? Veja as nossas dicas

Evite alguns hábitos simples que podem enfraquecê-las

Da Redação Publicado em 16/02/2019, às 08h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira recomendações para deixá-las sempre lindas e saudáveis - Banco de Imagem/iStock
Confira recomendações para deixá-las sempre lindas e saudáveis - Banco de Imagem/iStock

As unhas, seja por falta de cuidados, ou até por excesso de zelo ou ansiedade, podem apresentar problemas: quebras, esmaltes descascados, cantos ressecados e feridos, entre outros problemas.

AnaMaria conversou com Vivian Peron, especialista em nails e parceira da Ikesaki, e reuniu algumas recomendações para deixá-las sempre lindas e saudáveis. Confira!

HIDRATAÇÃO
Manter as unhas sempre hidratadas é a chave para garantir que elas estejam prontas para encarar as atividades corriqueiras sem risco de quebra. "Cremes que contenham óleo na composição e baixa concentração de álcool, e óleos essenciais como óleo de coco, de amêndoas e de melaleuca, que hidratam as cutículas, são ótimos e realmente fazem toda a diferença nas unhas", diz a especialista.

FAZER AS UNHAS
Este hábito já arraigado de boa parte das brasileiras garante a beleza das unhas e pode, sim, fortalecê-las, desde que sejam levados em conta os devidos cuidados de esterilização e higiene. Os produtos utilizados devem ser apropriados e de qualidade.

"Existe uma gama de produtos, inclusive hipoalergênicos, removedores que não causam ressecamento, cores lindas e lançamentos incríveis de nail art, para deixar as unhas simplesmente maravilhosas", afirma a especialista. Ao fazer as unhas, para que não quebrem com facilidade, o ideal é lixá-las no formato mais arredondado e polir a cada 15 dias.

DESCASCADAS? JAMAIS!
Muito melhor estar com as unhas sem esmalte, bem cortadas e hidratadas, a apresentá-las com o esmalte descascado, não é mesmo? A dica é manter um pequeno nécessaire com um bom removedor de esmalte, algodão e hidratante, para manter um estilo clean até quando for possível fazer as unhas. Aproveite estes momentos para aplicar bases com vitaminas e fortalecedores, que garantem mais benefícios às unhas ", ensina Peron.

ERRINHOS BÁSICOS
Se deseja manter as unhas inteiras, não caia na armadilha de utilizá-las para abrir latas ou consertar fechos de colares e pulseiras, por exemplo. Tais hábitos podem simplesmente quebrar suas unhas. "Além disso, realizar tarefas domésticas como lavar louças e roupas sem luvas de proteção é um erro que vai, certamente, ressecar suas mãos e unhas", ela lembra.

NUTRIÇÃO
Se suas unhas, apesar de todos os cuidados cosméticos, estiverem fracas, quebradiças ou com qualquer alteração, consulte um dermatologista e nutricionista para avaliação clínica. E se você tem o costume de roer unhas ou mordiscar os cantos dos dedos, consulte um especialista que possa avaliar seu caso e te ajudar a livrar-se do mau hábito. A saliva pode enfraquecer as unhas e ajudar na proliferação de fungos, bactérias e micoses.