AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Preste atenção

Cruzar as pernas, tomar chá: 5 hábitos que podem atrapalhar a sua saúde

Muitas vezes é sem querer, mas esses costumes involuntários podem ter um grande impacto

Da Redação Publicado em 17/10/2018, às 15h59 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O problema é o chá estar muito quente - iStock/Banco de Imagens
O problema é o chá estar muito quente - iStock/Banco de Imagens

Existem alguns hábitos que fazemos sem pensar, e até parecem inofensivos, mas que podem afetar a nossa saúde de forma negativa. AnaMaria listou cinco comportamentos populares, além de dicas que podem te ajudar a viver melhor.

1 - Checar e-mails fora do expediente

Sabemos que muitos fazem, mas monitorar suas mensagens de trabalho enquanto deveria estar descansando em casa pode ser prejudicial para seu bem-estar. 

Pesquisadores de universidades de Lehigh em Pensilvânia e no Colorado (EUA) realizaram um estudo e os resultados confirmam que quem confere a caixa de entrada fora do expediente sofre maiores níveis de estresse e tem menos momentos de bem-estar.

E esse impacto costuma ser sentido por outras pessoas da casa, deixando os parceiros igualmente estressados. Aqui, a dica é fixar um horário para ficar offline do e-mail corporativo. 

2 - Tomar chá e café muito quentes

Pessoas que tomam líquidos quentes com muita frequência podem aumentar o risco de ter câncer esofágico, conforme pesquisa publicada no The Lancet. Tudo culpa das altas temperaturas, que podem causar danos às células que revestem o esófago.

A dica é não deixar a água atingir a sua temperatura de fervura. Se mesmo assim estiver muito quente, aguarde alguns minutos antes de ingerir a bebida.

3 - Tirar o atraso do sono

Passar o sábado dormindo é uma estratégia que muitas pessoas fazem para compensar a falta de horas dormidas durante a semana. No entanto, essa atitude pode causar dificuldades ao se deitar a noite, ocasionando exaustão e compulsão por comida. 

Isso acontece porque tirar o atraso do sono muda o ritmo do seu relógio biológico. Ele é o responsável por organizar as funções básicas do seu corpo, seja horário de acordar e dormir, ou quando você sente fome.

Esses foram o resultado de um artigo publicado pela Universidade de Surrey. A dica é criar uma rotina com horários para dormir e acordar que você consiga cumprir, tentando segui-la até nos finais de semana.

4 - Usar secadores para as mãos

Um estudo do The Journal of Applied Microbiology mostrou que secar as mãos com aqueles secadores comuns em banheiros públicos pode ser uma fonte de germes fecais. Isso porque eles ficariam pairando no ar do banheiro e, quando acionados, os direcionam de volta para suas mãos limpas.

Aqui, a dica é apostar no tradicional papel toalha para secar as mãos, ou apostar naqueles recipientes com álcool em gel que cabem na bolsa, usando logo após lavar as mãos.

5 - Sentar de pernas cruzadas 

Essa é uma posição confortável para muitas pessoas, mas uma pesquisa publicada na revista científica Blood Pressure Monitoring apontou que esse hábito pode aumentar sua pressão sanguínea em 10%, o que pode ser um problema para quem já sofre com pressão alta.  

Além disso, a análise revelou que cruzar as pernas pode colocar as juntas do seu quadril em estresse. Melhor tentar cruzar os pés e não as pernas, o que evita que as veias sejam comprimidas.