AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Dá pra escapar da dentadura?

De acordo com dados do IBGE, 4 a cada 10 idosos acima dos 60 anos já perderam todos os dentes. Com os cuidados certos, é possível preservar sua saúde bucal por muito tempo!

Ana Bardella Publicado em 15/08/2018, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dá pra escapar da dentadura? - iStock
Dá pra escapar da dentadura? - iStock

Que precisamos escovar os dentes todos os dias, todos nós sabemos. No entanto, muita gente acredita que o uso de próteses (popularmente chamadas de dentaduras) é uma consequência natural do envelhecimento. Mas a coisa não funciona assim! É verdade que, conforme o tempo passa, os cuidados bucais devem ser redobrados, uma vez que os dentes enfraquecem com facilidade. Mas, apesar disso, “é possível chegar à terceira idade com grande parte ou até todos os dentes naturais”, explica Paulo Coelho Andrade, mestre em implantodontia e odontologia estética. Siga estes conselhos!

O que acontece com os anos?

Gengivite, cáries e diminuição da saliva são alguns dos problemas que podem aparecer com o tempo. “Além disso, na terceira idade os dentes costumam ficar mais sensíveis, uma vez que ao longo da vida a gengiva pode se retrair, deixando algumas raízes expostas”, completa. Veja as dicas do profissional para prevenir a perda dentária:

1 Cuide do organismo como um todo. Dê preferência para o consumo de alimentos naturais e evite açúcar e industrializados.

2 Hidrate-se sempre! Os níveis de água no corpo tendem a diminuir com os anos. Beber bastante água ajuda na produção de saliva – o que diminui a proliferação de bactérias.

3 Use escovas de cerdas macias. Isso minimiza a retração natural da gengiva, que vai acontecendo ao longo da vida. Escovar os dentes de forma suave também ameniza o problema.

4 Dê preferência às pastas de dente com flúor, uma vez que elas melhoram a sensibilidade. Cremes clareadores são abrasivos, por
isso, evite-os. E não se esqueça de usar fio dental depois das refeições.

5 Praticamente todas as doenças bucais, se descobertas e tratadas no primeiro estágio, são reversíveis. Ir ao dentista regularmente é essencial!

6 Coroas e pontes são usadas para reforçar dentes danificados (e substituir os extraídos). São boas opções para quem sofre com
desgastes causados pelo bruxismo, por exemplo. Os cuidados devem ser iguais aos com os dentes naturais.

7 Por fim, se você já usa alguma prótese removível, escove-a bem após as refeições com uma escova macia e creme dental recomendado pelo dentista. Também converse com o profissional sobre a possibilidade de substituí-las por próteses fixas, que garantem mastigação melhor.