AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Durma bem no verão...

Posição do corpo, tecido do pijama, direção do ventilador... Descubra os macetes que vão refrescar as noites abafadas

Letícia Gerola Publicado em 15/03/2017, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Durma bem no verão... - Shutterstock
Durma bem no verão... - Shutterstock
Se enrolar nas cobertas para dormir não é um ritual que faz parte das noites de verão, e pode ser difícil descansar com a temperatura alta! “A insônia acontece tanto por fatores internos quanto externos, mas, de forma geral, noites quentes podem gerar dificuldades para dormir devido ao desconforto gerado pelo calor”, explica Marcos Pontes, clínico geral do Hospital Santa Lúcia, em Brasília. Driblar a sensação abafada é mais fácil do que você imagina! Confira dicas valiosas para ter uma noite de sono tranquila!


Posição certeira e o pijama ideal
“A melhor posição para dormir é a lateral, pois facilita a passagem do ar durante o sono, garantindo uma respiração mais tranquila”, explica o profissional. Dormir de bruços é a pior posição possível: além de comprimir o ar e dificultar sua respiração, pode causar problemas na coluna. Aposte em tecidos mais leves nas roupas, que absorvem o suor! Um pijama de liganete, que é um tipo de malha fria, por exemplo, vai te manter fresca a noite toda. “Para os lençóis, utilize os de fibras naturais, pois eles permitem a transpiração – algodão e seda entram nessa categoria!”, indica Paulo Di Mello, designer de interiores e arquiteto da Casa Cor.


Dicas importantes para dormir com anjinhos

Menos é mais
Nada de alimentos pesados! Troque feijão e carnes gordurosas por legumes, sopas e carnes magras. “Comer alimentos encorpados
antes de dormir prejudica o sono: requer esforço do aparelho digestivo, que já é naturalmente mais lento durante a noite”, alerta o
especialista. Faça a janta pelo menos três horas antes de se deitar! Assim você não precisa lidar com a digestão ao dormir.


Ducha amiga
“Somos seres homeotérmicos, o que significa que mantemos nossa temperatura interna de 36 ºC/37ºC independente da
temperatura externa – no entanto, um banho frio proporciona sensação de frescor!”, garante o clínico geral. Apesar de não ter
um efeito real em reduzir a temperatura do corpo, a ducha fria vai aliviar a sensação de abafamento das noites de verão.


Bolsa de gelo
Para resfriar o corpo, coloque uma bolsa de gelo por alguns minutos na virilha ou na axila. “Nessas regiões, passam vasos mais
grossos, ou seja, o contato com o sangue é maior! A sensação de frescor vai chegar ao corpo todo com mais rapidez”, indica o expert. Bastam alguns minutos e logo você vai estar toda refrescada. Não tem bolsa? Coloque uma garrafa pet com água no freezer.


Maneire no álcool
Existe a falsa impressão de que as bebidas alcoólicas são aliadas do sono, pois elas dão aquela sensação de sonolência gostosa. Mas não é bem assim: o álcool realmente deixa a gente mais mole, mas acaba prejudicando a qualidade e a duração do sono. Ele fica perturbado, você dorme mal, pode passar mal, levanta mais... Se com o calor já é difícil dormir, imagina então sob o efeito do álcool.


Desacelera
Evite atividade física perto da hora de dormir! Substâncias como a adrenalina são liberadas no sangue e são estimulantes, dificultando o sono. E agora, o maior desafio dos tempos atuais: “Pare de mexer em aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de se deitar. Eles geram estímulos cerebrais que comunicam ao cérebro que é hora de ficar acordado”, completa Marcos.


Ventilador
A posição do ventilador vai interferir no ambiente! Quem gosta de vento deve colocar o aparelho na direção da cama e se deliciar. “A ventilação indireta é uma boa opção também: coloque o ventilador virado para a parede para que o efeito volte pra você”, indica Paulo. Vale também colocar uma bacia com gelo na frente dos ventiladores para umidificar e refrescar o ar!