AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Fique de olho na cor do seu xixi!

Nível de hidratação, doenças nos rins, no fígado, infecções... A coloração da urina revela mais sobre o seu corpo do que você pensa!

Ana Bardella Publicado em 09/06/2016, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fique de olho na cor do seu xixi! - Shutterstock
Fique de olho na cor do seu xixi! - Shutterstock
Nem todos temos o hábito de observar o vaso sanitário depois de ir ao banheiro. Às vezes, até damos aquela olhadinha rápida, mas não prestamos a devida atenção a um detalhe bem importante para a nossa saúde: a coloração da urina.

De acordo com Carlos Augusto Azevedo Bornancin, nefrologista da Paraná Clínicas, de Curitiba, “se a cor estiver muito diferente do que costuma ser normalmente, é preciso passar a prestar atenção”. 

O xixi é composto basicamente por água e outras substâncias que nosso organismo não utiliza, como a ureia, por exemplo. Porém, a hidratação inadequada e doenças renais ou no fígado podem interferir em sua composição e, consequentemente, em sua aparência. 
Por isso, ficar de olho nesse detalhe talvez faça toda a diferença para o diagnóstico precoce de algum problema mais grave. 



Clara
Geralmente esse é um bom sinal. Significa que o corpo está hidratado. Você, provavelmente, está ingerindo a quantidade de líquidos necessária para o bom funcionamento do organismo (leia sobre o quanto de água devemos tomar no box acima).


Amarela intensa
Atenção, pois a urina está mais concentrada – uma situação causada, geralmente, pelo baixo consumo de líquidos. Um dia ou outro, tudo bem, mas a longo prazo pode acabar sobrecarregando os rins. Beba mais água!


Amarela-escura ou acastanhada
Não é comum e merece ser investigada! Pode indicar problema de funcionamento do fígado. O melhor a fazer é aumentar o consumo de líquidos e, se o problema persistir, procurar um clínico geral. 


Laranja
Essa tonalidade é bem incomum! Mas se ela aparecer, avalie se você não está ingerindo muitos alimentos dessa cor, como sucos de laranja e cenoura. Caso contrário, procure um médico, pois também pode haver algo errado no fígado. 


Marrom-escura
Sabe aquele refrigerante quase preto? Pois é, geralmente atingir essa tonalidade na urina indica que tem sangue em sua composição. Na maioria dos casos, ele é decorrente de problemas renais. Convém procurar logo um especialista!  


Vermelha
O consumo de vinho tinto, beterraba e outros alimentos com essa cor podem deixar o xixi mais avermelhado. Agora, se ele estiver com cor de sangue vivo, pode significar problemas no trato urinário ou na bexiga. Vá ao médico!


Arroxeada
É raríssimo a urina ter essa tonalidade. Segundo o médico, só acontece em casos de pessoas que sofrem de uma doença genética chamada porfiria, que pode atacar o sistema nervoso ou a pele. Se acontecer com você, busque ajuda.


Esverdeada ou azulada
Também são bastante difíceis de ocorrer, mas podem estar relacionadas ao uso de alguns medicamentos (como antidepressivos) ou à uma infecção bacteriana. Caso aconteça, procure o médico. 



Quanta água devemos tomar por dia?

A história dos dois litros diários ficou pra trás. De acordo com Bornancin, cada pessoa precisa de uma quantidade. Basta multiplicar seu peso por 30 (ml). O resultado é a quantidade de água que você deve tomar por dia. Por exemplo, se você pesa 70 kg, o resultado será 2100 ml (2,1 litros). Além de água, valem chás, sucos naturais, água de coco. Evite bebidas muito açucaradas, ok?



Vou pouco ao banheiro. Isso é normal?

A frequência varia de pessoa pra pessoa. O ideal é eliminar ao menos 1 litro de urina por dia – não importa se você vai duas ou sete vezes ao banheiro. Só fique atenta a outros sintomas: se urinar pouco graças à baixa ingestão de água, a coloração vai mostrar. Caso o problema seja retenção de xixi, dificuldade pra começar a urinar e gotejamento são comuns. Quando o problema for urinar demais, perceba se a vontade de ir ao banheiro não está atrapalhando seu dia a dia. Se sim, faça uma avaliação médica.