AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Hábitos que preservam a fertilidade

É possível preservar a fertilidade por mais tempo cultivando bons hábitos

Redação AnaMaria Publicado em 01/05/2018, às 10h37 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As dicas valem para homens e mulheres! - iStock
As dicas valem para homens e mulheres! - iStock

Com as mudanças no estilo de vida, muitos casais têm adiado a experiência de ter um filho. Devido aos efeitos do tempo no organismo, alguns deles podem encontrar dificuldades quando decidem ter uma criança. Mas, de acordo com Matheus Roque, médico especialista em reprodução humana, alguns hábitos podem ajudar a preservar a fertilidade!

Boa alimentação. Invista em alimentos que ajudam a produzir hormônios ligados à sexualidade, tais como frutas, legumes, vegetais, peixes, ovos e sementes.

Evite bebidas alcoólicas e cigarro. Enquanto o primeiro hábito prejudica a produção do esperma no homem, o segundo altera a quantidade de óvulos nas mulheres.

Cafeína só com moderação. Presente no café, em chás e em refrigerantes, a substância em excesso prejudica o sistema reprodutivo.

Mantenha o peso ideal. Tanto as variações para baixo quanto para cima dos níveis ideais na balança tornam a gravidez mais difícil para as mulheres. Nos homens, a gordura em excesso torna mais improvável a fecundação do óvulo. Não é questão de estética: ter um peso saudável melhora quase todos os aspectos de sua vida.

Pratique atividades físicas. Elas melhoram o fluxo sanguíneo e a chegada de oxigênio no sistema reprodutor. Pelo menos 30 minutos por dia faz toda a diferença! Além disso, aumentam a disposição sexual.