AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Livre-se da timidez pra sempre

Ela pode prejudicar sua vida pessoal e até profissional. Veja, a seguir, as nossas dicas para superá-la de vez!

Karina Fusco Publicado em 24/08/2015, às 19h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Livre-se da timidez pra sempre - Shutterstock
Livre-se da timidez pra sempre - Shutterstock
Ao chegar a um lugar novo, você não sabe o que fazer? E na hora de falar com o chefe, a voz sai num tom baixinho? Se você se identificou com essas situações, mas isso não a incomoda, tudo bem. O problema é quando esse comportamento a isola e compromete até a sua vida profissional. “Se a pessoa não conversa num primeiro encontro, seja na escola, no trabalho ou no lazer, os outros podem achar que ela é distante, fria e antipática, quando é apenas tímida”, diz a psicóloga Leda Vasconcellos, da Clínica da Timidez, de Campinas (SP). Se esse é o seu caso, confira nossas dicas para reverter essa situação:


Três passos para vencer o problema

A timidez é uma “preocupação exagerada com a própria imagem diante dos outros”, como explica o psicólogo Marcos Meier, de Curitiba. Para vencê-la, é importante eliminar do pensamento questões como “o que vão achar de mim?”, “e se eu falar algo e me acharem ridícula?”, os especialistas sugerem dar pequenos passos de cada vez. 


✔ Comece se imaginando em diferentes situações. Treine falas diante do espelho e mentalize que tudo vai dar certo. 


✔ Mantenha-se informada e quebre o gelo falando de assuntos da atualidade. No primeiro encontro, evite temas polêmicos, como religião e política.


✔ Aos poucos, tente começar uma conversa de verdade e dê continuidade a um papo iniciado por outra pessoa. Em pouco tempo, a timidez dará lugar à segurança. “Pode parecer meio artificial ou automático no início, mas depois, no desenrolar da conversa, você vai se soltar mais e perceberá que não foi tão ruim!



... numa entrevista de emprego

seja autêntica, sincera e mantenha o foco nas informações profissionais. Você não precisa falar muito, mas deve ter certeza de que está deixando claro o seu potencial e que está pronta para a vaga. Prepare-se bem antes. Uma dica para não ficar tão nervosa é fazer um relatório do que pretende abordar e segui-lo.


... no trabalho

você não tem que ser a mais simpática do escritório, mas nesse local é importante demonstrar a vontade de colaborar com os colegas. No dia a dia, é muito comum ter que interagir com as pessoas e desenvolver alguma atividade em grupo. Por isso, é muito importante conseguir expor suas ideias sem gaguejar, olhando sempre nos olhos dos seus companheiros de equipe. 


... numa festa

se você não conhecer muita gente, chegue devagar e tente procurar algum conhecido. Isso é bom para ir se acostumando com o ambiente. Tente ser simpática e receptiva. Se houver a oportunidade, puxe conversa com alguém com algo do tipo:  “de onde você conhece fulano” ou “seu sotaque não é daqui. De onde você é?” Essa é uma boa chance para conhecer gente nova.


Para a conversa fluir naturalmente

✔ Preste atenção no que está sendo dito. Muitas vezes, a pessoa tímida fica tão preocupada em achar outro assunto para manter 
a conversa, que não escuta o que o outro está dizendo. 


✔ Faça perguntas diretas, como “O que você acha desse tipo de filme?” ou “Por que será que as crianças gostam tanto desse artista?” Isso dá chance para o outro responder e dar mais informações para a conversa fluir.


✔ Use perguntas: “Como assim?”, “E então?” e “E aí?” Isso estimula o outro a falar.


✔ Deixe a conversa se tornar mais pessoal, perguntando, por exemplo “O que você gosta de fazer quando não está trabalhando?”


✔ Use algo da pessoa (detalhes da roupa, sotaque ou aparência), como temas para aprofundar o bate-papo.


✔ Evite assuntos negativos ou constrangedores, como peso, salário, reclamações, mortes e desgraças em geral.


✔ Pergunte e mostre interesse em ouvir, relacionando o que a pessoa diz às situações pelas quais você já passou. Isso aproxima as pessoas.