AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Prevenção

Luiza Brunet mostra mamografia; veja 7 mudanças no corpo que pedem exame

Mamografia tem um papel fundamental, especialmente em mulheres sem sintomas do câncer

Da Redação Publicado em 15/01/2019, às 10h59 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luiza Brunet faz o exame - Reprodução/Instagram
Luiza Brunet faz o exame - Reprodução/Instagram

Luiza Brunet deu o exemplo em suas redes sociais nesta terça-feira (15). A modelo, hoje com 56 anos, publicou uma foto em que aparece fazendo um exame de mamografia. "Bom dia. Mulheres precisamos estar com a saúde em dia. Mamografia e ultra-som da mama é super importante para a prevenção ao câncer de mama. #cancerdemama #saudedamulher #prevençao", escreveu.

O Brasil teve cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama em 2018, de acordo com estimativas do INCA. A boa notícia é que detectar a doença de forma precoce aumenta, e muito, as chances de cura.

AnaMaria já alertou para uma desinformação perigosa: o autoexame de toque não é suficiente para assegurar que alguém está livre da doença

Para isso, a mamografia tem um papel fundamental, especialmente naquelas mulheres cujos sintomas ainda não se manifestaram. O exame é capaz de descobrir alterações até dois anos antes de a paciente e o médico conseguirem apalpá-las. Mas a idade para início dessa rotina ainda é motivo de controvérsia.

A mamografia também pode ser utilizada para investigar nódulos, saída de secreção pelos mamilos, inchaço e outras alterações. Veja 7 sinais que toda mulher precisa prestar atenção:

1 . NÓDULO OU CAROÇO
Este é um dos principais indicativos da possibilidade de um câncer, principalmente quando eles estão sempre presentes e não diminuem de tamanho. Mas nem sempre significa isso, pois infecções e cistos também geram nódulos.

2. SECREÇÃO PELO MAMILO
Fique atenta, especialmente se perceber que o material é sangue.

3 . ALTERAÇÃO DO TAMANHO DA MAMA
O tumor pode deformar os tecidos mamários, o que faz a mama crescer, por conta de inchaço, ou mesmo diminuir, por retração de tecido.

4. VERMELHIDÃO
Pele ou aréola da mama estarem avermelhadas, ocasionalmente, pode representar alguma infecção ou inflamação. Mas também consta como um sintoma de alerta para câncer de mama.

5. INCHAÇO E NÓDULOS
Caso parecido com a vermelhidão: pode ser apenas uma inflamação ou infecção, mas também é um fator de alerta para tumor.

6. AFUNDAMENTO DO MAMILO
“A inversão do ângulo do mamilo pode representar o surgimento de um tumor atrás da aréola, em uma localização específica.

7. ENDURECIMENTO
A alteração da textura da pele da mama, semelhante a uma ‘casca de laranja’, é um dos principais sintomas do câncer inflamatório. Isso ocorre porque obstrui os vasos sanguíneos na região e, assim que observado, um médico deve ser procurado urgentemente.