AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Maracujá: superalimento muito além de um calmante natural

Rica em nutrientes, a fruta melhora a digestão, combate a insônia e a má circulação

Da Redação Publicado em 18/05/2019, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O maracujá é recheado de nutrientes, tem forte ação antioxidante e pouquíssimas calorias - Banco de Imagem/Shutterstock
O maracujá é recheado de nutrientes, tem forte ação antioxidante e pouquíssimas calorias - Banco de Imagem/Shutterstock

Além do sabor azedinho, que cai bem no clima tropical, o maracujá é recheado de nutrientes, tem forte ação antioxidante e pouquíssimas calorias. É o que garante a nutricionista Paula Fernandes Castilho. 

E engana-se quem pensa que seus benefícios se concentram apenas na polpa: “casca, sementes e folhas também agem como poderosos remédios naturais”, afirma Cleonice Pereira, nutricionista funcional da GetNinjas.

Estudos comprovam, por exemplo, o poder da farinha de maracujá, produzida a partir da casca da fruta. Ela evita picos de insulina, muito perigosos para os diabéticos, combate o mau colesterol e ainda ajuda a emagrecer. Só notícia boa! Saiba mais sobre esse superalimento.

Liberado para a dieta
Suas calorias são de baixíssimo índice glicêmico. Além disso, a pectina presente na casca atua na redução da absorção de glicose – o que auxilia na perda de peso. 

Em comparação com outras frutas com as mesmas propriedades nutricionais, como a manga e a uva, é uma das que têm a menor quantidade de calorias: 28 por unidade.

Fonte de saúde
São muitos os seus nutrientes: vitaminas A, C e do complexo B: B2, B3 e B6; ferro, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, cobre, potássio e fibras. Conheça melhor cada uma delas:

VITAMINA A: protege a visão e combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. 

NIACINA (VITAMINA B3): auxilia na síntese de proteína. Importante para atletas e para quem precisa de aporte proteico aumentado na dieta.

VITAMINA C: fortalece o sistema imunológico, combate infecções e aumenta a absorção de minerais quando consumido próximo ao horário das principais refeições do dia. 

PECTINA: presente na casca, reduz a absorção de glicose e, por isso, auxilia no tratamento do diabetes e colesterol. 

PASSIFLORINA: substância com poderosa ação calmante. 

FLAVONOIDES: combatem os radicais livres que causam alterações em células saudáveis, diminuindo o risco de câncer e doenças cardiovasculares.

FIBRAS: a grande quantidade associada ao consumo de água melhora a digestão e a absorção de nutrientes dos alimentos. 

FERRO, POTÁSSIO E COBRE: melhoram a circulação do sangue, já que eles dilatam os vasos sanguíneos e, em consequência, fazem o fluxo aumentar, reduzindo a pressão arterial.

100% aproveitável
CASCA: evita os picos de insulina, combate o mau colesterol e ajuda a emagrecer (suas substâncias ‘arrastam’ a gordura para fora do corpo). Consumida na forma de farinha, pode ser misturada em sucos e iogurtes. A parte branca (entre a casca e a polpa) é repleta de fibras, que ajudam na absorção de gordura, redução do colesterol e controle do diabetes.

SEMENTES: são um poderoso vermífugo. Elas contêm um tipo de óleo rico em ácidos graxos. Pode ser usado tanto na cozinha quanto na fabricação de cosméticos (tem ação emoliente).

FOLHAS: nelas ficam a maior parte dos ativos com ação tranquilizante. Também atuam como vermífugo e analgésico para cólicas menstruais. Quem não aprecia o gosto, pode tirar proveito de sua ação calmante usando a infusão como base de sucos.

A fruta acalma mesmo?
Pode acreditar que sim! Ela contém alcaloides e flavonoides, que agem no sistema nervoso central e atuam como tranquilizante, analgésico e relaxante muscular.

Contraindicações
Se consumido em excesso, o maracujá pode causar sonolência e pressão baixa. Mulheres grávidas devem evitar as formas mais concentradas da fruta, pois pode haver estímulo da contração do útero.