AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Menos sal, mais saúde! Saiba como diminuir o consumo do ingrediente

O alto consumo de sódio é comum, mas pode fazer mal à sua saúde

Reportagem de Fabricio Pellegrino e Júlia Arbex Publicado em 17/11/2018, às 07h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Temperos podem substituir o ingrediente e melhorar a sua saúde - iStock
Temperos podem substituir o ingrediente e melhorar a sua saúde - iStock

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos devem consumir menos de 2 gramas de sódio por dia. Para diminuir o consumo de sal é importante evitar alimentos processados, congelados ou enlatados. E, claro, não levar o saleiro para a mesa.

Veja algumas sugestões de temperos que podem substituir o ingrediente e, de quebra, melhorar a sua saúde.

TOMILHO
Antisséptico, ajuda na prevenção de problemas respiratórios, reduz o colesterol e protege contra o envelhecimento das células. Utilize para temperar, principalmente, alimentos consumidos crus, como a salada, e nas carnes, como frango e a versão bovina.

MANJERICÃO
Auxilia no tratamento de cataratas e diabetes, acelera a cicatrização da pele e protege contra desconfortos intestinais. Use as folhas frescas com peixes ou risotos. Já as variações secas ou em pó dão sabor a todos os alimentos.

ALHO-PORÓ
Com alto teor de fibras e inúmeras vitaminas e minerais, contribui para o bom funcionamento do intestino, previne câimbras, fortalece os músculos e estimula a calcificação óssea.

ALHO
Além de combinar com praticamente todas as comidas, é um antiinflamatório natural. Na gripe, ajuda a eliminar secreções e diminui a febre. Além disso, ajuda a remover a gordura da alimentação, impedindo que o organismo não a absorva completamente.

CEBOLA
Limpa secreções respiratórias, melhora dores articulares, é antidepressiva e antioxidante. Mas cuidado com a cebola crua em excesso, pois pode “agredir” o estômago.