AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Não preciso me privar de nada!

Simone Gutierrez tratou um problema na tireoide, aprendeu a se alimentar do jeito certo e perdeu 25 kg em 8 meses

Ana Bardella Publicado em 11/09/2015, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Simone Gutierrez - Rogerio Pallatta
Simone Gutierrez - Rogerio Pallatta
Com 39 anos e a mil por hora, Simone Gutierrez encara um novo desafio: protagonizar a peça Antes Tarde do que Nunca ao lado de Miguel Falabella, seu par romântico na história. Além de atuar (o trabalho mais recente dela na TV foi dar vida à fantasminha Morgana, da novela Alto Astral), Simone canta e dança quase sem parar durante as duas horas e meia de espetáculo, em cartaz em São Paulo. Embora sempre tenha sido ativa e ótima dançarina, a atriz admite que estar 25 kg mais leve ajuda um bocado na hora de rodopiar pelo palco. Batemos um longo papo com ela para saber como se deu esse processo de emagrecimento tão impressionante.

Você emagreceu para trabalhar nessa  peça?
Na verdade, não. Fiquei sabendo que iria mesmo participar dela há dois meses, e o meu processo de emagrecimento começou há mais ou menos oito meses, quando terminei as gravações de Joia Rara. Já engordei e emagreci várias vezes por causa do trabalho. Como não fui chamada para nenhum outro papel em que precisaria estar mais gordinha, resolvi voltar ao meu peso de “pessoa física”. Fiz tudo com calma, sem a pressão de saber que iria interpretar um personagem. 

E como foi esse processo?
O que mais odeio em qualquer dieta é escutar: "você não pode comer isso nem aquilo". Sou que nem criança, se alguém diz que não posso fazer algo, morro de vontade de fazer. Dieta restritiva pra mim não funciona. Contei isso para minha endocrinologista e ela explicou que eu não precisava me privar de nada: se sentisse vontade de comer algo mais gorduroso, bastaria optar por quantidades menores. Mas a ideia era que eu tomasse gosto pelas comidas mais saudáveis, o que deu muito certo. Até aprendi a fazer algumas receitas em casa, como pão sem glúten e tapioca. Também diminuí a quantidade daquilo que como: se antes dois pães franceses eram regra no meu café da manhã, passei a comer um só, e integral. Ah, e regulei melhor meus horários. Como de três em três horas e cortei qualquer tipo de carboidrato depois das 18h. 

E as atividades físicas  ajudaram?
Nossa, e como! Mesmo quando estava mais gordinha, nunca tive uma vida sedentária. Sempre adorei dançar. Quando decidi emagrecer de vez, comecei a fazer no mínimo uma hora de exercícios aeróbicos por dia, além das aulas de dança. Não gosto de academia, então comprei uma esteira e um transport. Não deixo a desculpa de chegar tarde e ter de pegar o carro para malhar me atrapalhar. Se alguém faz uma hora por dia de exercícios e tem uma alimentação balanceada, emagrece! É matemático, né? Se você come e não gasta, pra onde vai? 

Quantos quilos você emagreceu? 
Na balança foram 25 kg, mas os exames indicam que ganhei 3 kg de massa muscular. Então, ao todo, perdi 28 kg de gordura. 
Meu manequim foi do 46 para o 40. Perdi todas as minhas roupas! [risos]

Isso influenciou sua saúde? 
Sim. Em uma consulta com a endocrinologista, fui diagnosticada com dois nódulos na tireoide. Eles dificultavam minha perda de peso, precisei tomar alguns remédios. Com o tratamento, meu organismo entrou em equilíbrio e os nódulos diminuíram. 

E quanto à autoestima? 
Não mudou nada! Acho que as pessoas devem ser felizes da maneira como estão. E digo mais: é melhor ser uma gorda feliz do que uma magra infeliz. Eu, por exemplo, nunca deixei de ter namorado porque estava gordinha. Aliás, só agora que estou magra é que fiquei solteira. Se tivesse alguma coisa a ver, tava chovendo homem, né? [risos]. O que importa mesmo é como está a nossa cabeça, não o corpo. Fui uma das poucas atrizes gordinhas que fez sucesso na televisão com papel bacana. Já tive a oportunidade de ser socialite, secretária, vedete... Posso dizer que talento não tem nada a ver com peso. 

Por isso você resolveu participar do projeto Gordelícias?
Exatamente. Quando eu, a Cacau Protásio, a Fabiana Karla e a Mariana Xavier tiramos fotos de biquíni na praia no ano passado, não estávamos fazendo apologia à gordura, como algumas pessoas disseram na época. Estávamos respondendo a um texto, escrito por uma blogueira e publicado em uma revista adolescente, que dizia coisas terríveis, do tipo “gordos têm que ir à praia de burca”. Achamos aquilo tão absurdo! E nós, quatro mulheres bem sucedidas e felizes, resolvemos tirar aquelas fotos. Mas nunca imaginamos que faríamos tanto sucesso. Na verdade, gostaram tanto que estamos reunindo nossas histórias de gordinhas para lançar um livro. Nossa grande batalha é para que as pessoas se sintam felizes da maneira como elas são. E se não estão felizes, que procurem emagrecer, respeitando a vontade de quem não sente a mesma necessidade. Simples assim! 

Você se considera vaidosa?
Sou leonina, né? Sempre que saio, gosto de passar rímel, batom e corretivo para as olheiras. Também gosto de estar com o cabelo hidratado e de testar cremes para a pele. Mas não penso: “Ai,  estou fora do peso, não vou à praia de biquíni”. Eu boto o maiô e vou, amor! Quando você está mais preocupada em se agradar do que em agradar os outros, seu brilho é diferente e você sofre bem menos. Confesso que nem sempre estou a fim de me arrumar, acho esse negócio de ditadura da beleza bem insuportável. Nunca gostei de não poder sair descabelada ou de não poder usar uma roupa mais ou menos... 

Outro dia uma mulher me encontrou na rua segurando duas sacolas de papel higiênico e ficou meio decepcionada com a cena. Gente, eu sou uma pessoa normal! Limpo minha casa, não tenho empregada. Passo minha roupa, faço minha comida e vou ao supermercado de vez em quando. Não sou como a Xuxa, que não pode sair de casa. Ser atriz não é ter uma vida só de glamour e riqueza. Não gosto que pensem que eu sou intocável.



Nódulos na tireoide X emagrecimento 

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço que produz hormônios e ajuda a regular  nosso organismo. Os nódulos podem surgir nessa região por vários motivos, mas sempre é necessário investigá-los. Existem dois tipos: os benignos (como no caso da Simone!) e os malignos, que precisam ser removidos. Mesmo um benigno pode trazer problemas: alguns causam hipertireoidismo, acelerando o metabolismo,  outros levam ao hipotireoidismo, que faz a pessoa se sentir cansada e dificulta a perda de peso, o que acontecia com Simone. Se não tratado, o nódulo pode crescer e até atrapalhar a respiração.


Orientações da médica da atriz


Elaine Dias, endocrinologista e metabologista que ajudou Simone a perder peso, dá dicas para quem também está tentando emagrecer:

  • Coma de três em três horas. Isso ajuda mesmo a acelerar o metabolismo.
  • A menos que você trabalhe durante o período da noite, não coma carboidrato no jantar. 
  • Substitua a farinha branca pela integral. A farinha tradicional faz a fome voltar mais rapidamente. A integral nos mantêm saciada por mais tempo.
  • Abandone o sedentarismo. Comece com 25 minutos de exercícios todos os dias. Pode ser uma caminhada. 
  • Não desanime se o ponteiro da balança não mexer. O que importa é a porcentagem de gordura. Quem pratica exercícios substitui gordura por massa muscular. Consulte um médico para saber como está sua composição corporal.



Pão de queijo de tapioca que ela faz

Ingredientes:
  • 1 ½ xícara (chá) de tapioca
  • 3 xícaras (chá) de leite 
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de parmesão
  • Sal a gosto
  • Polvilho doce (o quanto for necessário)

Modo de preparo: Ferva o leite com o óleo e o sal, despeje sobre a tapioca e deixe esfriar. Acrescente os ovos e o parmesão. Misture bem. Vá adicionando o polvilho até a massa soltar das mãos e faça bolinhas. Passe pelo parmesão ralado e leve 
ao forno a 180° até dourar.