AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

O que fazer com pernas e pés inchados durante longas viagens de avião ou carro?

Confira dicas para prevenir este problema comum para muitas pessoas

Da Redação Publicado em 17/11/2018, às 11h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira dicas para prevenir este problema comum para muitas pessoas - Divulgação
Confira dicas para prevenir este problema comum para muitas pessoas - Divulgação

Com a chegada do feriado, ou mesmo das férias,  muitas pessoas aproveitam para viajar. Apesar da diversão, o caminho até o destino pode ser longo demais, ocasionando desconfortos como o inchaço na região das pernas.

Em alguns casos, pode ser tão grave a ponto da pessoa não conseguir calçar os sapatos após chegar ao destino. A angiologista Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, explica que isso acontece porque as pernas ficam para baixo e paradas na mesma posição por muito tempo.

“Isso deixa o sangue circulando incorretamente, pois não há contração dos músculos da panturrilha. Assim, o sangue acaba migrando das veias para pequenos espaços nos tecidos ao redor, ocasionando o inchaço ou edema”, explica.

DE OLHO NOS SINAIS

Em casos extremos, em que o músculo não é exercitado durante muito tempo, este inchaço pode causar coágulos sanguíneos, trombose ou até mesmo embolia pulmonar. Por isso, é necessário ficar atento aos sinais que o corpo dá para avisar quando algo não vai bem.

De acordo com  Aline, o aumento do tamanho dos pés e tornozelos, pele com aspecto esticado e brilhante, além de dificuldade de calçar meias e sapatos são os principais sintomas do inchaço. “Se você pressionar o dedo contra o pé e, após retirar, a pele continuar marcada, é por que a região está inchada”, completa.

COMO PREVENIR

  • A principal recomendação para quem vai enfrentar uma viagem muito longa, tanto de carro quanto de avião, é não ficar parado muito tempo na mesma posição. 
  • No avião, procure levantar ou movimentar os membros inferiores no seu próprio lugar, ou então caminhe até o banheiro, mesmo que não esteja com vontade de usá-lo. 
  • Se possível, peça para se sentar na primeira fila ou na saída de emergência, onde há mais espaço para mover as pernas. 
  • Já nas viagens de carro, a médica sugere fazer mais paradas e, durante elas, aproveitar para esticar as pernas e se movimentar um pouco antes de continuar o trajeto.
  • Escolha usar roupas largas e confortáveis, já que as apertadas, como a calça skinny, comprimem demasiadamente as pernas. 
  • Além disso, beber bastante água, manter uma dieta balanceada, diminuir a quantidade de sal nas refeições, usar tênis confortáveis e meias de compressão são outras dicas que podem ajudar a prevenir o problema tanto durante o percurso quanto no dia-a-dia. 

ATENÇÃO

O inchaço durante longas viagens dura por um curto período de tempo apenas. No entanto, se for excessivo, em apenas uma perna, for acompanhado de dor ou persistir por várias horas após retomar as atividades, talvez possa ser uma condição mais grave, como um coágulo de sangue na perna. 

"Caso isso ocorra, é importante que você procure um procure um médico com urgência para realizar uma avaliação e diagnosticar o problema”, alerta a cirurgiã vascular.