AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Pare já de desperdiçar tempo!

Sem superpoderes para atrasar o relógio, podemos aprender a gerenciar as horas e conquistar resultados melhores na execução de nossas tarefas

Júlia Arbex Publicado em 12/06/2017, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pare já de desperdiçar tempo! - iStock
Pare já de desperdiçar tempo! - iStock
Valorize cada momento do dia
No livro Faça o Tempo Trabalhar para Você, a autora Tathiane Deândhela nos faz refletir sobre nossos hábitos e como podemos nos tornar mais produtivos sem perdermos qualidade de vida. Ela questiona: “Você sabe quanta coisa poderia fazer durante quatro segundos?” A maioria de nós vai dizer “nada”. Mas isso não é verdade. Seguem ações que podem ser feitas nesse curto espaço de tempo:

1. Contemplar uma belíssima paisagem.
2. Sorrir para outra pessoa.
3. Abraçar alguém.
4. Ter uma ideia transformadora.
5. Escrever num bilhetinho “eu te amo”.
6. Dar cinco ou seis passos em direção ao seu sonho.
7. Escapar de um acidente.
8. Saltar na piscina.
9. Começar a ler um livro.
10. Decidir que será feliz no dia de hoje.

O mesmo acontece quando desperdiçamos tempo ao chegar 15 ou 20 minutos atrasados em um compromisso, como em uma
consulta ou reunião. “Isso faz total diferença para os envolvidos e é egoísta dar desculpa e pensar que não perceberão”, afirma. Fica, então, o questionamento: qual é o verdadeiro motivo de você chegar mais tarde do que o combinado aos lugares: falta de tempo ou desorganização?


Como não deixar nada para depois
Pessoas produtivas têm prioridades, prazos determinados e foco. O resultado: mais qualidade de vida. Para ser como elas, reconheça que a procrastinação lhe causa mais sofrimento do que a realização da tarefa. Na prática, o que fazer para não deixar nada para amanhã:

Pai/mãe: defina dias e horários para estar com seus pais. Atenção: não deixe o tempo avançar e, de repente, notar que se foram.

Marido/esposa: reserve períodos para viagens, noites especiais e lazer, pois vocês precisam de romantismo. A rotina pode causar separação!

Filho (a): educar exige empenho. Então, determine quanto tempo você precisa dedicar aos pequenos, ou seja, levar e buscar na
escola, ajudar nos estudos, passear no final de semana...

Social: a agenda estratégica de uma pessoa que pretende ser melhor em todas as áreas precisa de uma brecha. Aposte em trabalhos altruístas, como o de auxílio a uma comunidade religiosa ou mesmo uma ação voluntária.

Íntimo: cuide-se! Faça exercícios físicos, vá ao médico regularmente, leia bastante e esteja sempre antenada sobre o que está
acontecendo no mundo.


Exercício para ganhar horas
Escreva uma lista de coisas importantes na sua rotina e anote o tempo diário, semanal ou mensal que se dedicará a cada uma delas. Depois, dê uma nota (sincera), de 0 a 10, pela excelência com a qual tem realizado essas tarefas. Observando os números, analise
o que precisa ser melhorado. Feito esse estudo, reorganize a sua agenda de maneira a desempenhar com mais qualidade suas missões. Porém, não se esqueça de deixar uns respiros ao longo das 24 horas. “Abarrotar o dia de atividades, colocando-as uma sobre a outra, é homicídio de tempo. Se um compromisso atrasa, você vai retardar todo o restante da agenda”, afirma a autora da obra. Por exemplo: se tem uma reunião às 9 h com suposta duração de uma hora, não marque outro compromisso às 10 h, mas às 10h20.