Páscoa: chocolate amargo é a melhor versão para a saúde

Especialista recomenda consumo diário de apenas 25g do doce

sexta 19 abril, 2019
Chocolate
Chocolate Foto:Shutterstock

Pode ser ao leite, branco, crocante, recheado, light, diet ou até mesmo amargo. Fato é: qualquer consumo exagerado de chocolate pode trazer consequências nocivas para a saúde. Isso porque a quantidade máxima recomendada por dia é de 25g, o que muita gente considera pouquíssimo na época da Páscoa.
 
Como fazer para evitar riscos, então? "O chocolate é rico em açúcar e gorduras, logo, concentra muitas calorias”, conta Jacy Maria Alves, endocrinologista do Hospital INC, de Curitiba (PR). 

“O chocolate pode desencadear alguns processos alérgicos quando consumido em excesso: coceiras, irritação na pele com vermelhidão e bolhas, insônia e diarreia”, diz.

Veja mais

APOSTE NO AMARGO 
O melhor tipo de chocolate, aconselha a médica, é o amargo: possui maior quantidade de cacau e menor índice de açúcar. 

“Quanto mais cacau tem o produto, maiores são os benefícios para a saúde”, ressalta. 

Os chocolates possuem uma substância antioxidante chamada flavonoide, que promove o bom funcionamento dos vasos sanguíneos e é encontrada em maior quantidade naqueles com índice de cacau acima de 70%. 

Os flavonoides reduzem a oxidação do LDL (colesterol ruim) o que diminui a deposição nas paredes dos vasos sanguíneos, agindo como protetor  cardiovascular.

EVITE ALGUNS TIPOS
O melhor a se fazer é evitar o consumo de chocolates branco e ao leite. Mas como nem todo mundo é de ferro, Jacy dá o seguinte conselho: se não resistir, consuma em pequena quantidade. 

“O chocolate, na Páscoa ou não, deve ser consumido com moderação por conta do alto teor calórico”, alerta. “Essa recomendação vale também para os chocolates dietéticos, inclusive: apresentam apenas restrição de açúcar mas, muitas vezes, a quantidade de gordura e calorias é maior do que no produto tradicional”.
 

Da Redação
Leia Mais:

Assine a Revista Digital

Bate Bola na Cozinha

BEM-ESTAR

  1. 1 ''Meu filho usa bombinha para asma. Faz mal para o coração?''
  2. 2 Saiba tudo sobre o Parkinson, o distúrbio que surge pela morte dos neurônios
  3. 3 Conheça as 12 orientações europeias que previnem todo tipo de câncer
  4. 4 Maracujá: superalimento muito além de um calmante natural
  5. 5 Comer demais (ou de menos) pode ser um grave problema