AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Páscoa: chocolate amargo é a melhor versão para a saúde

Especialista recomenda consumo diário de apenas 25g do doce

Da Redação Publicado em 19/04/2019, às 15h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chocolate - Shutterstock
Chocolate - Shutterstock

Pode ser ao leite, branco, crocante, recheado, light, diet ou até mesmo amargo. Fato é: qualquer consumo exagerado de chocolate pode trazer consequências nocivas para a saúde. Isso porque a quantidade máxima recomendada por dia é de 25g, o que muita gente considera pouquíssimo na época da Páscoa.

Como fazer para evitar riscos, então? "O chocolate é rico em açúcar e gorduras, logo, concentra muitas calorias”, conta Jacy Maria Alves, endocrinologista do Hospital INC, de Curitiba (PR). 

“O chocolate pode desencadear alguns processos alérgicos quando consumido em excesso: coceiras, irritação na pele com vermelhidão e bolhas, insônia e diarreia”, diz.

APOSTE NO AMARGO 
O melhor tipo de chocolate, aconselha a médica, é o amargo: possui maior quantidade de cacau e menor índice de açúcar. 

“Quanto mais cacau tem o produto, maiores são os benefícios para a saúde”, ressalta. 

Os chocolates possuem uma substância antioxidante chamada flavonoide, que promove o bom funcionamento dos vasos sanguíneos e é encontrada em maior quantidade naqueles com índice de cacau acima de 70%. 

Os flavonoides reduzem a oxidação do LDL (colesterol ruim) o que diminui a deposição nas paredes dos vasos sanguíneos, agindo como protetor  cardiovascular.

EVITE ALGUNS TIPOS
O melhor a se fazer é evitar o consumo de chocolates branco e ao leite. Mas como nem todo mundo é de ferro, Jacy dá o seguinte conselho: se não resistir, consuma em pequena quantidade. 

“O chocolate, na Páscoa ou não, deve ser consumido com moderação por conta do alto teor calórico”, alerta. “Essa recomendação vale também para os chocolates dietéticos, inclusive: apresentam apenas restrição de açúcar mas, muitas vezes, a quantidade de gordura e calorias é maior do que no produto tradicional”.