AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Sintomas do mal-estar na ponta da língua

Sim, você leu certo! Essa parte do nosso corpo pode dar pistas de que algo não vai bem...

Raquel Maldonado Publicado em 24/05/2017, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sintomas do mal-estar na ponta da língua - iStock
Sintomas do mal-estar na ponta da língua - iStock
Você costuma observar a sua língua? Se não, deveria! Por ser uma região sensível do nosso corpo, ela logo denuncia qualquer desequilíbrio. No geral, a versão saudável é rosada, viçosa e brilhante. Em contrapartida, a presença de tremores, inchaço, marcas
de dentes ou cor alterada demonstra problemas, segundo Eduardo Landini Lutaif Dolci, otorrinolaringologista da Clínica Dolci, em
São Paulo. “Levar esses sinais em consideração pode servir como um alerta do organismo de que algo de errado está acontecendo”, explica. Confira sete desses sinais:

1. MARCAS ESBRANQUIÇADAS
Pode indicar a existência de toxinas no estômago ou intestino. A causa? Em geral, má digestão ou digestão incompleta dos alimentos. Também pode ser sinal de acúmulo de muco. Neste caso, evite leite e derivados, e invista em comidas leves.

2. TOM AMARELADO
Aponta para o excesso de bile na vesícula biliar ou que o fígado não anda trabalhando muito bem. Na dúvida, converse com seu médico.

3. APARÊNCIA AZULADA
Alerta: o seu coração pode estar correndo perigo. Procure rapidamente um cardiologista.

4. LESÕES
Caroços irregulares, úlceras e feridas por mais de seis semanas são preocupantes. Há risco de infecções, inflamações ou até mesmo câncer. Por isso, devem sempre ser avaliadas por um profissional. Exames complementares (de sangue e até biópsias) podem ser necessários.

5. PALIDEZ
Sinal de anemia. Se a suspeita se confirmar, aposte em alimentos ricos em ferro, magnésio e zinco. Os vegetais de cor verde-escura
devem fazer parte do cardápio.

6. ONDULAÇÕES
Isso acontece porque a língua está inchada e começa a ganhar as marcas dos dentes. Pode apontar para desidratação, alergias ou ATM (disfunção temporomandibular).

7. INCHAÇO OU VERMELHIDÃO
Essas características indicam possível falta de vitaminas, como ácido fólico ou vitamina B-12.