AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Tudo o que você sempre quis saber sobre o cálcio

Só os idosos precisam se preocupar com o assunto? Gestantes devem diminuir o consumo? Nós contamos tudinho!

Karla Precioso Publicado em 12/03/2018, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beber leite faz mesmo efeito? - Shutterstock
Beber leite faz mesmo efeito? - Shutterstock

Invisível aos olhos, mas não à engrenagem do corpo, o cálcio é um mineral importantíssimo e indispensável à saúde. Atua na formação dos ossos, na regulação do sangue e da pressão arterial. Mas há tanta controvérsia em relação à sua reposição no organismo que muita gente fica sem saber como lidar com tantas informações dissonantes. A ginecologista e presidente da Comissão Nacional Especializada em Osteoporose da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Adriana Orcesi Pedro, esclarece questões-chave sobre o nutriente. Veja!

1. O cálcio realmente é importante para o organismo.

Verdade: se na fase de desenvolvimento da matriz óssea não for consumida a quantidade recomendada de cálcio, isso pode levar à deformação dos ossos dos membros inferiores (raquitismo). Já na fase adulta, pode ocasionar a osteomalácia, que é um defeito na mineração óssea, além da osteoporose.

2. O leite desnatado tem menos cálcio que o integral.

Mito: o que é retirado nos leites desnatados é a gordura e isso não interfere nos níveis de cálcio contidos nas porções integrais.

3. As mulheres na menopausa tendem a perder cálcio dos ossos.

Verdade: isso acontece por conta das alterações hormonais deste período, em especial a diminuição do estrógeno, que atua como um grande protetor dos ossos.

4. Não se deve ingerir ferro e cálcio juntos.

Verdade: é comum que um nutriente interfira na absorção de outro, tanto para potencializá-lo quanto para reduzir o seu aproveitamento. No caso do ferro e cálcio, é possível dizer que eles disputam o mesmo espaço quando se refere à questão da absorção. Mas vale lembrar que a absorção de um nutriente acontece em questão de poucas horas após sua ingestão. Sendo assim, ao longo do dia, é possível colocar porções de alimentos ricos em cálcio em refeições como o café da manhã e lanches, e garantir um bom aporte de ferro, priorizando carnes vermelhas e verduras de folhas escuras (como espinafre e couve) no almoço e no jantar.

5. Somente os idosos devem se preocupar com a ingestão de cálcio.

Mito: o consumo desse nutriente deve começar logo após o nascimento, por meio do leite materno, e perdurar durante toda a vida. A partir dos 30 anos, começa a perda progressiva e acentuada da massa óssea, além da menopausa no caso das mulheres, e estas mudanças decorrentes da idade podem ser um risco à saúde dos ossos.

6. Gestantes devem diminuir o consumo do mineral.

Mito: a gestação é o período em que o organismo mais necessita do cálcio, pois o nutriente é importante para a formação do feto e também para manter a estrutura óssea da mamãe em perfeito estado. Após o nascimento, a ingestão do mineral precisa ser mantida na amamentação, já que ambos precisam de cálcio.