AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Pet

Como viajar de forma tranquilo com o seu animal de estimação: veja dicas

Um dos pontos mais importante é a escolha do destino

Da Redação Publicado em 20/01/2019, às 15h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pet também pode viajar - Getty Images
Pet também pode viajar - Getty Images

As férias chegaram e muitos tutores já começaram a programar as viagens com os pets. Para que tudo saia como planejado, existem alguns cuidados com os bichinhos devem ser tomados. De acordo com a zootecnista Marcela Barbieri Boro, graduanda em medicina veterinária e adestradora da Cão Cidadão, o mais importante é escolher o local de destino. 

"Se levará o seu animalzinho junto, certifique-se de que o lugar de hospedagem aceita animais. Peça ao estabelecimento uma foto de sua futura acomodação para verificar se o espaço é apropriado para o pet", orienta. 

Neste ambiente, vale levar alguns itens que relembrem o cantinho do animal, como a caminha, vasilha de água, comida... "Uma dica: carregue também alguns panos com cheiros da própria casa para ajudar na ambientação", diz. 

Tenha em mente que deixá-lo sozinho no primeiro dia pode ser arriscado, por isso, tenha paciência e espere ele estar totalmente adaptado para isso. Outro ponto importante no planejamento é o meio de transporte. Se vai de carro ou avião, provavelmente, precisará que o seu pet permaneça algumas horas na caixinha de transporte.

"Dessa forma, se ele ainda não está muito confortável com esse objeto, dê início ao treino de dessensibilização o quanto antes", diz.

ACOSTUMANDO
Tente fazer da caixinha a própria caminha do animal, deixando uma almofada com cheiro da antiga cama lá dentro. Coloque coisas que ele acha interessante, como petiscos, brinquedos e ossinhos para ajudar na familiarização. Mas cuidado: não force o animal a entrar na caixa empurrando-o.

Isso pode deixá-lo mais assustado com a situação. Para acelerar o processo, crie o comando de “ir pra caixinha” e “ficar”. Para isso, conte com a ajuda de um adestrador profissional. 

Caso você vá de avião, informe-se na companhia aérea com antecedência sobre as documentações que deverá providenciar. Atualmente, muitas companhias permitem que animais viajem dentro da cabine (se pesarem até 10 kg juntamente com a caixa de transporte). 

"Se o plano é levá-lo com você, fique atenta ao peso do seu animal para não ser pega de surpresa na hora de embarcar", ressalta. E boa viagem!