AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Mofo, manchas, cheiro ruim... Reverta os principais problemas das roupas!

Descartar a peça do armário só por causa de uma mancha? Que nada! Saiba reverter ou evitar os problemas dos tecidos para que eles durem mais

Ana Bardella Publicado em 09/04/2018, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dá pra reverter muita coisa! - Shutterstock
Dá pra reverter muita coisa! - Shutterstock

É sempre uma frustração ver aquela blusa linda esquecida no fundo do guarda-roupa por causa de um defeito mínimo. Manchas, um pontinho amarelado ou de mofo... Tudo isso tem solução! Com opções tão caras nas lojas, o melhor é não desperdiçar e tentar driblar esses problemas com truques caseiros. Carol Rosa, personal organizer, dá o caminho das pedras para fazer suas peças ficarem com cara de novas outra vez:

Mofo e cheiro de guardado

Procure higienizar as peças separadamente em casa. Se ainda assim o problema persistir, o serviço de uma lavanderia profissional pode ser uma boa opção. Para que a situação não se repita, a dica é guardar as roupas sempre bem secas e higienizadas. No caso de lençóis ou casacos grandes, use capas metade plástico e metade tecido, para proteger a roupa sem abafá-la. Pedras de cedro podem ajudar a conter o mofo.

Manchas difíceis

É só ver uma manchinha que você já pensa logo na água sanitária para resolver o problema? Cuidado: até mesmo nas peças brancas esse produto químico pode acabar desgastando os tecidos. A recomendação é aplicar água morna com uma medida de produto tira-manchas, deixar agir por alguns minutos e, em seguida, esfregar. Depois, siga com a lavagem normal, na máquina. Caso sinta necessidade, acrescente mais uma medida de tira-manchas ao sabão em pó.

Roupas amassadas

Quer coisa pior do que tirar uma peça toda embolada do armário? O trabalho é dobrado: passar, guardar e passar antes de sair. Para evitar, guarde-as assim:

  1. Camisas: principalmente aquelas do tipo finas e sociais amassam com muita facilidade. Pendure com cuidado e deixe os botões fechados para não perder o formato.
  2. Tricôs: costumam ser mais pesados. Por isso, prefira guardá-los dobrados, caso contrário seu peso pode acabar danificando a peça.
  3. Calças: o ideal é deixá-las penduradas dobradas ao meio, na parte reta do cabide. O espaço é pequeno? Deixe-as dobradas, já que não amassam tão facilmente.
  4.  Camisetas: dobre-as e acomode-as em forma de cascatas nas gavetas. Deixe a parte estampada aparente para identificá-las facilmente na hora de usar. Evite fazer rolinhos, pois isso pode danificar as peças.