AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Fim de ano

Veja dicas para deixar seu forno preparado para as festas de final de ano

As ceias demandam muito tempo de preparo e podem sobrecarregar o utensílio

Da Redação Publicado em 11/12/2018, às 16h19 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguns passos simples podem te ajudar a eliminar os riscos de problemas no meio do caminho - Banco de Imagens/Getty Images
Alguns passos simples podem te ajudar a eliminar os riscos de problemas no meio do caminho - Banco de Imagens/Getty Images

As festas de Natal e Ana Novo estão aí e, se tem algo quase certo, é que muitas receitas deliciosas estarão saindo do forno nesses dias. Mas será que seu forno está preparado para toda essa demanda?

Alguns passos simples podem te ajudar a eliminar os riscos de problemas no meio do caminho. AnaMaria separou algumas dicas. Confira!

CALIBRE

Para todo tipo de preparo, é importante ter certeza da temperatura exata dentro de seu forno. O mais indicado é comprar um termômetro especialmente para o utensílio.

Já a melhor hora para conferir é entre 10 e 15 minutos após o momento que você acendeu o fogo. Alguns aparelhos podem ter uma diferença de até 50 ºC do mostrado, o que impacta profundamente a cocção dos alimentos.

Confira o manual de instruções para saber o passo a passo de como calibrar o seu forno adequadamente. Se não for possível, vá pelo caminho mais fácil e faça uma matemática para alcançar a temperatura perfeita.

NIVELE

Esse passo é importante se você está preparando doces em geral. Isso porque perus e frangos provavelmente não serão tão afetados quanto bolos, biscoitos e tortas.

Para saber se seu forno está nivelado, busque por um nivelador, facilmente encontrado em lojas de ferramentas. Uma solução mais rápida é buscar por aplicativos no celular que podem substituí-lo. 

Isso vale tanto para o forno em si quanto para as grades. Assim que medir, faça as adaptações necessárias.

LIMPE

Um forno sujo pode interferir no tempo de preparo das suas receitas. No entanto, tenha cuidado se a opção de “limpeza automática” estiver disponível para seu eletrodoméstico, pois ela eleva a temperatura para mais de 500 ºC e transforma os resíduos de comida em cinzas.

No entanto, pode fazer com que seu forno não aguente e te deixe na mão de última hora. Assim, aposte em uma limpeza das boas. Uma dica é adicionar o suco de dois limões e 1/3 xícara de água em uma forma e assar por 30 minutos a 250 ºC. 

Funciona porque alimentos cítricos soltam vapores que podem quebrar moléculas de comidas queimadas. 

Além disso, aposte na esponja com água e sabão para tirar os resíduos mais superficiais.