5 dicas para manter seus cabelos hidratados, saudáveis e bonitos

Especialista explica quais os cuidados que devemos ter diariamente para manter a saúde dos fios

domingo 17 fevereiro, 2019
Na hora de lavar o cabelo é importante que você não use shampoo em excesso
Na hora de lavar o cabelo é importante que você não use shampoo em excesso Foto:Banco de Imagem/Shutterstock

Toda mulher sonha em ter cabelos brilhantes, longos e sedosos. Mas, para se manterem bonitos e saudáveis, os fios necessitam de cuidados diários, pois diversos hábitos de nosso dia a dia podem influenciar em sua beleza, incluindo alimentação, medicamentos, químicas, procedimentos, uso de produtos inadequados e agressões externas (sol, vento, poluição, piscina e mar). 

Para ajudar, AnaMaria conversou com Rita Paixão, hair dresser do Lefil Beauty, salão em São Paulo (SP), e mostra dicas de cuidados que todos devemos ter com os fios. Confira:

Notícias Relacionadas

- Cuidado com o shampoo  
Na hora de lavar o cabelo é importante que você não use shampoo em excesso, pois ele pode acabar retirando mais oleosidade dos fios do que deveriam, deixando-os ressecados, quebradiços e opacos. 

“O ideal é que você preste atenção na hora de escolher o shampoo e opte por aqueles que não contenham sulfato, pois, geralmente, esse tipo de produto tem menos detergentes e, logo, não ressecam seu cabelo em excesso”, explica a especialista.

 Além disso, é essencial que você tome cuidado na hora de ensaboar os cabelos e utilize apenas as pontas dos dedos, pois as unhas podem acabar machucando o couro cabeludo.

- Condicionador é essencial
Após o shampoo, faça uso de um bom condicionador para proteger os fios contra os danos causados pelo ressecamento do shampoo e pelas agressões diárias às quais os cabelos ficam expostos. Os condicionadores diminuem a desidratação e reparam os cabelos para deixá-los mais fortes e resistentes. 

Além disso, por fecharem as cutículas e ajudarem a nutrir os cabelos, os condicionadores deixam os fios mais macios e brilhosos, evitando que fiquem frisados, quebradiços e com pontas duplas.

- Máscara de hidratação
Para manter o cabelo saudável, hidratado, nutrido e longe da quebra e do ressecamento, a máscara capilar é de extrema importância, pois age de forma rápida e profunda nos fios. Cabelos mais grossos devem receber o tratamento com máscara capilar uma vez por semana. Já os cabelos mais finos devem utilizar o produto apenas a cada duas semanas. 

“Mas, para conferirem bons resultados, as máscaras capilares devem ser aplicadas apenas da metade dos fios até as pontas, pois é a região mais seca do cabelo, sempre evitando as raízes, já que o excesso do produto nesta área pode provocar o aumento da oleosidade no couro cabeludo e, consequentemente, nos fios”, diz a cabeleireira.

- Escovar no momento certo
Depois de lavar, tome cuidado com o uso agressivo de escovas e pentes no cabelo, principalmente quando ele estiver molhado, pois, do contrário, você pode acabar facilitando a quebra, a queda e o surgimento de pontas duplas.

- Nada de secador em excesso
A chapinha, quando utilizada em uma temperatura muito alta e sem protetor térmico, pode causar ressecamento extremo nos cabelos e queimaduras nos fios, chegando até mesmo a formar bolhas. E os mesmos danos também podem ser causados pelo secador quando utilizado em temperaturas muito altas. 

“Por isso, evite usá-los diariamente e, quando usar, aplique um bom protetor térmico para não causar a desidratação do fio, pois o produto funciona como uma película que impede o calor excessivo de causar grandes danos aos fios”, finaliza a hairdresser do Lefil Beauty.
 

Da Redação
Leia Mais:

Assine a Revista Digital

Bate Bola na Cozinha

BEM-ESTAR

  1. 1 Rico em nutrientes e minerais, peixe traz vários benefícios ao corpo
  2. 2 Musculação sim, mas sem prejudicar a coluna
  3. 3 Páscoa: chocolate amargo é a melhor versão para a saúde
  4. 4 Veja 5 dicas para usar salto-alto e evitar problemas na coluna
  5. 5 Carioca mostra antes e depois de dieta de 12 semanas; confira