AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Aprenda truques para deixar seu cabelo sempre saudável durante o calor

Saiba como cuidar de suas madeixas durante os dias mais quentes do ano

Da Redação Publicado em 02/12/2020, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba como cuidar de seus cabelos no calor - Banco de Imagens / Pixabay
Saiba como cuidar de seus cabelos no calor - Banco de Imagens / Pixabay

Você sabia que os cabelos são extremamente impactados pela Primavera, Verão, Outono e Inverno? E em um país como o Brasil, que não tem estações muito definidas, eles sofrem ainda mais com as mudanças.

Durante dias de temperaturas mais altas, a brasileira costuma se expor ao sol, seja para andar por aí, pegar um bronzeado ou mesmo se refrescar no mar ou piscina. Além disso, fatores como a água do banho e a poluição costumam ser prejudiciais à saúde dos fios.

AnaMaria Digital conversou com o hairstylist Marcos Coraza, do salão Gilberto Cabeleireiros, para lhe ensinar como manter as madeixas lindas e sempre muito saudáveis.

HIDRATAÇÃO É FUNDAMENTAL
Um dos primeiros cuidados necessários para deixar os fios com bastante brilho é a hidratação, que deve ser feita frequentemente e da maneira correta. O cabeleireiro explica que, durante o banho, o ideal é deixar o creme agir durante 3 minutos pelo menos.

Além disso, é interessante sempre ter um creme específico para o seu tipo de cabelo, e usá-lo uma vez por semana. “Deixe agir por 10 minutos e nunca passe na raiz”, instrui.

ÓLEO VEGETAL: O GRANDE ALIADO
Coraza revela que um ótimo combo é a união do creme hidratante com um óleo vegetal, que é 100% natural. Isso porque ele potencializa o condicionador.

“Misture bem com as mãos ou em um pote para eles liberarem todos os seus ativos. Depois, passe no comprimento. Quanto mais fina for a mecha, e mais coberta ela ficar, melhor. Espere 3 minutos e enxágue. Passe condicionador para selar a cutícula e manter todos os nutrientes nos fios”, ensina.

O profissional conta que para ter um melhor desempenho, é essencial dar um reforço uma vez por mês apenas com o uso do óleo vegetal.

VEJA SEU TIPO
Marcos detalha que cada tipo de cabelo pede uma espécie de óleo vegetal. Confira abaixo:

  • Oleosos e mistos: óleo de babaçu. Hidrata e não pesa.
  • Secos: óleo de argan. Tem poder intenso de hidratação.
  • Finos: óleo de semente de uva. É leve e suave.
  • Todos os tipos de cabelo: óleos de camelina e macadâmia. Tratam os cabelos sem pesar nem deixar resíduos.
  • Couro cabeludo descamado: óleos de alecrim e de lavanda. Estimulam e revigoram sem engordurar, e ajudam a controlar a queda dos fios e até a produção de novos.

EXPOSIÇÃO EXCESSIVA AO SOL
O especialista relata que as mulheres com madeixas finas sofrem mais ao se expor diretamente ao sol, por conta da queima do couro cabeludo, que pode causar dermatite e descamação na cabeça.

Sendo assim, nessa hora, ele aconselha usar chapéus e leave-in com proteção solar, responsável por devolver a umidade aos fios. Tomar 2 litros de água por dia também é fundamental e contribui para a hidratação capilar.

ATENÇÃO COM OS CABELOS TINGIDOS E DESCOLORIDOS
De acordo com Coraza, aquelas que têm a cabeleira tingida ou descolorida têm de ter ainda mais atenção nos momentos de contato com o cloro, por causa da oxidação. “O ideal é uma vez por semana, ou a cada 15 dias, utilizar um shampoo de limpeza profunda. E existem também protetores específicos para passar antes de entrar na piscina para criar uma película protetora nos fios, esses protetores são bons para praia, dias ao ar livre com muito exposição aos fios, mesmo com o chapéu”, esclarece.

Já a última dica vale para todas e todos os tipos de cabelo: evite prender os fios quando estiverem molhados, pois o hábito pode acabar quebrando a fibra capilar.