AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / Dica de amiga

Descolorir sem detonar: o que fazer antes, durante e depois de platinar os fios

Time de especialistas em cabelo, coloração e descoloração dão dicas para manter cabelo saudável

Da Redação Publicado em 03/11/2018, às 19h05 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Se o cabelo não estiver preparado para receber o clareamento, o dano pode ser fatal - iStock
Se o cabelo não estiver preparado para receber o clareamento, o dano pode ser fatal - iStock

Seu sonho é virar loira, mas morre de medo de detonar a saúde dos fios? Calma, tudo pode dar certo se você seguir alguns cuidados, que são recomendados especialmente para quem tem cabelos escuros.

“Qualquer que seja a técnica utilizada, o processo de retirada do pigmento dos fios é muito invasivo e severo, causando fissuras na fibra capilar, degradando e danificando a haste do fio, o que torna seu cabelo seco e frágil”, explica Jane Alves, cabeleireira do Lefil Beauty, em São Paulo (SP).

ANTES

Se o cabelo não estiver preparado para receber o clareamento, o dano pode ser fatal. De acordo com a cabeleireira Bel Santo, também do Lefil Beauty, quando o descolorante ativado pela água oxigenada entra em contato com os cabelos sem as devidas precauções, pode romper as escamas do fio e chegar até o córtex, causando a quebra do cabelo e, consequentemente, o chamado corte químico.  

“Por isso, antes de qualquer coisa, devemos realizar um teste de mecha para ver se o cabelo suporta uma descoloração. Se neste processo o fio apresentar alguma fragilidade, iniciamos um tratamento para reconstruí-lo com componentes à base de queratina, óleos vegetais e aminoácidos que penetram profundamente até o córtex”, diz.

O tempo de recuperação vai variar de cabelo para cabelo, mas, no geral, em um mês já é possível visualizar melhora na elasticidade e resistência do fio, sendo que a última sessão do tratamento deve ser realizada uma semana antes do processo de descoloração”, afirma a profissional.

DURANTE

Tenha cautela na hora do procedimento. Além de encontrar um cabeleireiro especializado em descoloração, utilize produtos de qualidade, mesmo que isso signifique pagar um pouco mais caro. 

DEPOIS

Os cuidados devem continuar mesmo depois do procedimento, justamente para manter a cor e resgatar a saúde do fio. Por exemplo, para que a platina permaneça o mais brilhante e bonita possível, é interessante que você utilize, uma vez por semana, shampoos e condicionadores formulados com pigmentos roxos. 

Eles ajudam a neutralizar aquele tom amarelado que surge comumente em cabelos brancos, loiros e platinados. Após o processo de descoloração é importante também que você passe novamente por sessões de tratamento para restaurar e reconstruir os fios. 

“Dessa forma, você evita o ressecamento, devolve a elasticidade e firmeza natural dos cabelos, previne uma possível quebra após a química e ainda conquista um resultado final muito mais macio, brilhoso e bonito”, ressalta.